Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Número de mortes devido a sismo e tsunami na Indonésia sobe para 1.407

Novo balanço da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia dá conta de pelo menos 1.407 mortos e 2.500 feridos graves. Esta quarta-feira, na mesma ilha atingida pelo sismo, um vulcão entrou em erupção.

Número de mortes devido a sismo e tsunami na Indonésia sobe para 1.407
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Autoridades

O número de mortos na Indonésia continua a subir. Segundo o último balanço feito Agência Nacional de Gestão de Desastres, há registo de pelo menos 1.407 vítimas mortais devido ao sismo de magnitude 7.5 na escala de Richter seguido de tsunami. O número de feridos graves subiu para 2.500. 

Este balanço ainda é provisório, uma vez que os serviços de emergência continuam as operações de resgate. 

O anterior balanço dava conta de 1.234 mortos e cerca de 800 feridos. 

Esta quarta-feira, o vulcão Soputan, localizado na ilha de Sulawesi, atingida recentemente por um tsunami e por dois sismos, entrou em erupção, causando uma enorme nuvem de fumo na ilha. Até ao momento, enquanto as autoridades avaliam a gravidade da situação, ainda não foram retiradas pessoas.

Enquanto as equipas de emergência prosseguem o seu trabalho, a ajuda começa a chegar ao país. Esta quarta-feira, o governo australiano ofereceu uma ajuda de 3,1 milhões de euros destinados a cuidados de saúde de emergência durante o período inicial de 21 dias.

O presidente indonésio, Joko Widodo, visitou a província de Sulawesi e garantiu que a ajuda humanitária já começou a chegar. 

A Indonésia fica situada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório