Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Trump ataca jornalistas que o questionaram sobre Brett Kavanaugh

O Presidente norte-americano, Donald Trump, atacou na segunda-feira as jornalistas Cecília Vega e Kaitlan Collins, da ABC e CNN, respetivamente, que o questionaram sobre o candidato ao Supremo Tribunal, durante uma conferência de imprensa na Casa Branca.

Trump ataca jornalistas que o questionaram sobre Brett Kavanaugh
Notícias ao Minuto

00:44 - 02/10/18 por Lusa

Mundo Presidentes

Trump deu a palavra a Cecília Vega no início da conferência a propósito do comércio, mas antes fez declarações a escarnecê-la.

"Ela está chocada por a ter escolhido" para falar, disse Trump. "Ela está em estado de choque", acrescentou.

Mais à frente, durante uma troca de palavras com esta jornalista, Trump afirmou: "Eu sei que você não está a pensar. Nunca o fez".

Aqui, Cecília Vega exclamou: "Como?!". Trump continuou: "Avance".

Vega solicitou então que Trump clarificasse a sua opinião em relação aos limites colocados à investigação da polícia federal (FBI, na sigla em inglês) a Brett Kavanaugh, o seu candidato ao Supremo Tribunal.

Trump interrompeu-a, dizendo que falaria mais tarde sobre este assunto, mas primeiro queria responder a questões sobre o comércio.

Vega mudou então de assunto e questionou-o sobre as perspetivas da legislação sobre comércio no Congresso.

Mais tarde, Kaitlan Collins procurou retomar o tema Kavanaugh, com duas perguntas, mas Trump recusou-as.

"Não faça isso. Não é bonito", disse, acrescentando que queria responder a questões sobre comércio e mudou para outro repórter.

Mais tarde, voltou a Collins e esta perguntou-lhe se consideraria retirar a candidatura de Kavanaugh se este tivesse mentido à comissão de Justiça do Senado, durante o testemunho sobre a acusação de ataque sexual feito por uma mulher quando eram adolescentes.

Trump manifestou a sua surpresa com a quantidade de tempo que Kavanaugh ocupou a falar de cerveja e salientou que as pessoas não estavam a falar do comportamento de Kavanaugh nos últimos 20 anos.

"Não respondeu à minha pergunta, senhor presidente", disse Collins, quando ele acabou.

Trump falou sobre a forma como ele próprio tinha evitado o álcool.

Collins tentou outra vez.

"Sabe? Já chega. Já teve o suficiente", ripostou Trump.

Mais tarde, Vega divulgou uma mensagem na rede social Twitter em que disse: "Uma conferência de imprensa significa que você pode fazer as perguntas que quiser, quaisquer que sejam. Primeira Emenda".

Collins redistribuiu-a com a mensagem "Ditto".

Nem a ABC ou a CNN fizeram qualquer comentário de imediato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório