Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Trump desvaloriza acusação de abuso sexual a Brett Kavanaugh

O presidente norte-americano, Donald Trump, desvalorizou hoje a acusação de abuso sexual ao seu candidato ao Supremo Tribunal, Brett Kavanaugh, afirmando que, se a agressão fosse "tão má", a mulher teria apresentado queixa imediatamente.

Trump desvaloriza acusação de abuso sexual a Brett Kavanaugh
Notícias ao Minuto

15:18 - 21/09/18 por Lusa

Mundo Supremo Tribunal de Justiça

"Não tenho dúvidas de que, se o ataque à Dra. Ford foi tão mau como ela diz, ou ela ou os seus queridos pais teriam imediatamente apresentado queixa às autoridades locais competentes", escreveu Trump no Twitter.

"Peço que essa queixa seja mostrada, para que possamos saber a data, a hora e o local!", acrescentou.

O presidente norte-americano já tinha abordado o assunto, mas até ao momento não tinha nomeado a mulher que acusa Kavanaugh, a professora universitária Christine Blasey Ford, ou questionado as suas alegações.

Noutro 'tweet', Trump escreveu que Kavanaugh tem "uma reputação impecável" e está a ser "atacado por políticos de esquerda radicais" que "não querem respostas, apenas destruir e adiar".

"Os factos não interessam. Passo por isso com eles todos os dias em D.C.", acrescentou.

A nomeação de Kavanaugh para o Supremo Tribunal foi posta em causa depois de Christine Blasey Ford o ter acusado de agressão sexual quando ambos eram adolescentes, há mais de 30 anos. Kavanaugh nega a acusação.

Os Republicanos querem concluir o processo de nomeação rapidamente, mas os Democratas consideram que a acusação justifica um adiamento e recusam apressar o processo.

Estão em curso negociações para Christine Ford testemunhar numa comissão do Senado.

Ford admitiu testemunhar, segundo o seu advogado, mas estará a negociar condições, nomeadamente a de Kavanaugh não estar presente, segundo a imprensa norte-americana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório