Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Putin atribui abate de avião russo a "circunstâncias trágicas"

O Presidente russo, Vladimir Putin, atribuiu hoje o abate de um avião de reconhecimento russo na Síria a "uma cadeia de circunstâncias trágicas" e prometeu reforçar a segurança das tropas russas naquele país.

Putin atribui abate de avião russo a "circunstâncias trágicas"
Notícias ao Minuto

15:17 - 18/09/18 por Lusa

Mundo Síria

O avião russo foi abatido na madrugada de hoje a cerca de 30 quilómetros da costa síria pelas defesas antiaéreas sírias, que visavam alegadamente caças israelitas que tinham acabado de atacar um alvo no norte da Síria.

Os 15 tripulantes do avião russo morreram.

"Parece uma cadeia de circunstâncias trágicas", disse Putin numa conferência de imprensa, recusando comparações com o abate de um caça russo pela Turquia em novembro de 2015, que deu origem a uma grave crise diplomática.

"Israel não abateu o nosso avião", disse Putin, horas depois de o Ministério da Defesa russo ter responsabilizado Israel pelo incidente.

O Presidente russo, que falava numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, afirmou, no entanto, que apoia o comunicado do Ministério da Defesa.

Putin disse que a Rússia vai empenhar-se no reforço da segurança das suas tropas na Síria e que vão ser tomadas medidas em que "toda a gente vai reparar".

As Forças Armadas russas acusaram Israel de só as ter avisado do ataque iminente "menos de um minuto" antes e de usar o avião russo como "escudo" para proteger os seus caças das defesas antiaéreas sírias.

O ministro da Defesa russo, Serguei Choigu, advertiu que a Rússia se reserva o "direito de ripostar" e o Ministério dos Negócios Estrangeiros russos convocou o embaixador de Israel em Moscovo.

Israel lamentou o acidente, mas atribuiu o erro ao regime de Bashar al-Assad e aos seus aliados.

Em comunicado, as Forças Armadas israelitas afirmaram que as baterias antiaéreas sírias "dispararam indiscriminadamente" e "não se preocuparam" em assegurar-se de que não havia aviões russos no ar.

Segundo Israel, os seus aviões atacaram instalações do exército sírio onde estava a ser preparada uma entrega ao movimento xiita libanês Hezbollah, por ordem do Irão, de componentes de armas de precisão, mas, quando o avião russo foi abatido, os caças israelitas "já estavam dentro do espaço aéreo israelita".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório