Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cães e donos de cães vão protestar contra o Brexit no próximo mês

Marcha de protesto marcada para outubro contará com manifestantes de quatro patas.

Cães e donos de cães vão protestar contra o Brexit no próximo mês
Notícias ao Minuto

13:05 - 11/09/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Reino Unido

Há um novo grupo britânico prestes a juntar-se aos protestos contra o Brexit: o de donos de cães e, naturalmente, os respetivos cães.

Conta o Mirror que no próximo mês esperam-se milhares de seres humanos e cães nas ruas de Londres num protesto contra o Brexit.

Recorde-se que o referendo que confirmou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) abriu caminho a difíceis negociações. Nesta altura, e sabendo que a 29 de março de 2019 o Brexit será oficial, independentemente do resultado das negociações, são muitas as dúvidas que subsistem.

Uma dessas dúvidas diz respeito ao passaporte para animais de estimação, ou de companhia. Trata-se de um documento que é obrigatório para qualquer animal doméstico que viaje na UE e que os donos de animais domésticos podem pedir para viajarem na UE dentro da lei. Este documento é emitido pelos veterinários e obedece a um formato comunitário.

Ora neste momento os britânicos donos de animais domésticos que já têm este passaporte para o seu 'fiel amigo' não sabem quais serão as condições para no futuro poderem viajar na UE com o seu animal.

Sem alternativas, temem ter de colocar os animais em canis enquanto estiverem fora do Reino Unido, bem como todos os custos e preocupações associadas. 

Além do mais, cerca de um quarto dos veterinários no Reino Unido não são britânicos. E as dúvidas sobre o que será o futuro dos serviços veterinários no país estão também a causar preocupações.

Citado pelo mesmo jornal, Dominic Dyer, um dos organizadores, é perentório ao falar nas motivações do  protesto: “Sabemos que o Brexit será desastroso para as pessoas da Grã-Bretanha mas poderá ser igualmente mau para os animais domésticos".

O protesto que levará seres humanos e animais até ao parlamento britânico está marcado para o próximo dia 7 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório