Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Administração Trump abordou derrube de Maduro com militares rebeldes

Responsáveis da administração norte-americana reuniram-se em segredo com militares venezuelanos rebeldes para falar do derrube do presidente Nicolas Maduro, mas decidiram não agir, afirmou hoje o jornal The New York Times.

Administração Trump abordou derrube de Maduro com militares rebeldes
Notícias ao Minuto

20:11 - 08/09/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O presidente norte-americano, Donald Trump, tem feito duras críticas ao regime de Maduro, cada vez mais isolado no continente e confrontado com uma grave crise económica que tem levado à saída em massa de venezuelanos do país.

O jornal, com base em responsáveis norte-americanos que falaram sob anonimato e num antigo responsável militar venezuelano que participou nas negociações, referiu que os contactos tiveram lugar no ano passado, sem dar mais detalhes, segundo a AFP.

A Casa Branca, citada pelo jornal, recusou-se a comentar estas informações, insistindo simplesmente na necessidade de um "diálogo com todos os venezuelanos que se manifestam a favor da democracia".

Trump suscitou a fúria de Caracas e uma série de críticas na América Latina, ao falar, no verão de 2017, numa "possível opção militar" na Venezuela. A Casa Branca veio depois retificar e afirmar que não estava prevista qualquer ação militar num futuro próximo.

O governo venezuelano afirma que Nicolas Maduro foi alvo de um atentado no passado dia 4 de agosto e que esse ataque, que envolveu dois drones com explosivos, foi "planeado e executado a partir dos Estados Unidos", uma tese categoricamente refutada por Washington.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório