Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Maior recolha de ADN da Holanda resolve homicídio com 20 anos

Caso da morte do menino Nicky Verstappen, que apareceu sem vida em 1998, havia chocado a Holanda. Suspeito foi agora detido em Espanha.

Maior recolha de ADN da Holanda resolve homicídio com 20 anos
Notícias ao Minuto

09:43 - 27/08/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Nicky Verstappen

A polícia holandesa indicou que deteve, em Espanha, o principal suspeito do desaparecimento e morte de um menino de 11 anos, num caso que remonta a 1998.

Jos Brech foi identificado no âmbito da maior recolha de ADN da história da Holanda, que incluiu familiares seus. Os dados obtidos permitiram às autoridades ligar Brech a ADN recolhido nas roupas da criança.

Nicky Verstappen, o menino, estava num campo de férias, em agosto de 1998, quando desapareceu da sua tenda. O seu corpo foi descoberto na floresta no dia seguinte.

O suspeito morava por perto e foi entrevistado pela polícia, na altura, porque foi visto a passar perto do local, mas acabou por ser catalogado como inocente.

Uma das únicas provas consistentes do caso era uma amostra de ADN desconhecido descoberto na roupa de Nicky.

Notícias ao MinutoJos Brech, autor do crime© Reprodução

Pouco depois da recolha de ADN massiva, este ano, em que 14 mil homens deram a sua amostra de forma voluntária, Jos Brech desapareceu. No entanto, através da comparação de amostras, podia ser identificado um familiar do autor do crime, restringindo a lista de possíveis suspeitos.

Jos Brech foi identificado e a sua fotografia foi divulgada pelas autoridades, na semana passada. Um holandês a viver em Espanha reconheceu a imagem e alertou as autoridades espanholas.

“Jos B., de 55 anos, um suspeito na morte de Nicky Verstappen, foi detido em Espanha no domingo à tarde. Foi levado para a prisão e será entregue à Holanda”, indicou a polícia de Limburg, em comunicado, citado pelo Guardian.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório