Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Mulher morre depois de tentar abortar com ramo de salsa

A interrupção voluntária da gravidez continua a ser considerada um crime na Argentina.

Mulher morre depois de tentar abortar com ramo de salsa
Notícias ao Minuto

12:28 - 26/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Argentina

Numa altura em que a Argentina ainda discute o direito da mulher em abortar, um direito que foi negado pelo Senado que, no início deste mês, recusou um projeto para despenalizar a interrupção voluntária da gravidez, é da capital argentina que nos chega mais uma história trágica.

Uma mulher, apenas identificada pela imprensa local como Liz, foi internada num hospital de Buenos Aires em estado muito grave.

A vítima, cuja idade não é revelada, deu entrada na unidade hospitalar com uma infeção generalizada causada por um ramo de salsa que colocou no interior da vagina e que se alojou no útero.

A intenção era o de pôr termo a uma gravidez indesejada, segundo conta o jornal La República.

A médica que tratou Liz no hospital explicou que o útero é um “lugar estéril, sem germes, e o que Liz fez deixou-a exposta, pois o talo da salsa contém germes”.

Os médicos foram obrigados a realizar uma histerectomia (retirar o útero) e a administrar antibióticos a Liz, mas a mulher não resistiu à infeção e morreu devido a um choque séptico.

Liz, que vivia num dos bairros mais pobres de Buenos Aires, morreu ao tentar evitar ter outra criança, deixando orfão um menino de dois anos.

Este é mais um caso que volta a reacender o debate que tem vindo a ser feito há já alguns meses na Argentina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório