Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Novo sismo na ilha indonésia de Lombok. Vários edifícios colapsaram

Este é o terceiro tremor de terra no espaço de poucos dias, desta vez com uma escala de 6.2 na escala de Richter.

Novo sismo na ilha indonésia de Lombok. Vários edifícios colapsaram

Esta quinta-feira, a ilha de Lombok, na Indonésia, foi atingida por mais um sismo, desta vez com uma magnitude de 6.2 na escala de Richter.

Este é o terceiro sismo que atinge a Indonésia no espaço de três semanas. Segundo a BBC, testemunhas revelam que vários edifícios colapsaram.

Este tremor de terra surge numa altura em que ainda estão a ser feitos os trabalhos de resgate para tentar salvar as vítimas ainda presas nos escombros.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, referiu que ainda há zonas a norte da ilha que não receberam ajuda e confirmou, esta manhã, o pânico sentido nas últimas horas, revelando que as pessoas saíram de casa em aflição, ainda traumatizadas com os anteriores.

O último sismo que foi sentido fortemente na ilha foi no domingo, com uma magnitude de 6.9, fazendo pelo menos 164 mortos, isoladamente, e danificando milhares de casas.

Até aqui, o balanço oficial do total de mortes era de 131, tendo esse número sido hoje revisto em alta para 164 e, mais tarde, para 227. É, de resto, consensual que essa cifra tenderá a aumentar. Aliás, há já várias fontes a apontarem para 347 vítimas mortais.

A maioria das mortes ocorreu no lado norte da ilha de Lombok. Há ainda milhares de feridos e deslocados.

[Notícia atualizada às 07h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório