Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Advogados de Trump recusam termos propostos por Mueller

Os advogados do Presidente Donald Trump recusaram os termos propostos pelo procurador especial Robert Mueller e procuram negociar outros, mais restritos, informou hoje o The New York Times.

Advogados de Trump recusam termos propostos por Mueller
Notícias ao Minuto

23:48 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Mueller procura, desde há meses, interrogar Trump, no contexto da sua investigação sobre a designada interferência russa nas eleições presidenciais que levaram o multimilionário à Casa Branca, mas até agora ainda não recebeu a concordância deste.

Os advogados de Trump confirmaram hoje que enviaram uma resposta a Mueller, mas não revelaram o seu conteúdo.

O procurador especial, ex-diretor da polícia federal (FBI, na sigla em Inglês), tinha enviado na semana passada uma proposta para o interrogatório a Trump, que disse em mais de uma ocasião estar disposto a encontrar-se com Mueller.

Segundo o diário nova-iorquino, os advogados de Trump querem garantir que o interrogatório não inclua questões sobre ações que possam constituir obstrução à justiça, por recearem que Trump cometa perjúrio nas respostas que viesse a dar.

Entretanto, Mueller quer questionar Trump sobre um amplo leque de questões, incluindo os contactos dos seus colaboradores com a Federação Russa, a possível coordenação da sua campanha com os objetivos de Moscovo e também sobre possíveis ações para obstruir a investigação, como a demissão do diretor do FBI, James Comey.

O New York Times aponta que mais esta forma de procurar atrasar o interrogatório por parte da Casa coloca o risco de Mueller concluir que Trump quer arrastar a investigação.

Ainda seguindo o jornal, Mueller já ameaçou os advogados de Trump, durante uma reunião realizada já durante este ano, que poderia intimar o chefe da Casa Branca a depor perante um júri, se não aceder a uma entrevista voluntária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório