Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Médicos sauditas podem ficar no Canadá até final do mês

Os médicos e internos sauditas em formação no Canadá poderão ficar no país até ao fim deste mês, anunciaram hoje as autoridades canadianas, dando aos hospitais tempo para gerir a súbita perda de pessoal causada por um incidente diplomático.

Médicos sauditas podem ficar no Canadá até final do mês
Notícias ao Minuto

20:06 - 08/08/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

Os 800 médicos sauditas em formação estão entre os mais de 15.000 cidadãos sauditas cujo Governo lhes ordenou de repente que abandonassem o Canadá, devido às críticas feitas pelos governantes canadianos à detenção de ativistas dos direitos das mulheres por parte do reino ultraconservador.

O gabinete da embaixada saudita que coloca os estudantes sauditas no Canadá convenceu o Governo do reino a deixar os médicos em formação ficar até 01 de setembro, disse o vice-reitor de educação pós-licenciatura da faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, Salvatore Spadafora.

Spadafora, que supervisiona 216 desses médicos sauditas na Toronto Academic Health Sciences Network, afirmou que a perda de internos causará perturbações nos hospitais canadianos, particularmente em algumas áreas de especialização, mas acrescentou ser ainda demasiado cedo para saber qual será o impacto.

"Afinal de contas, sempre são 216 pessoas que deixarão de aparecer para trabalhar", observou.

Embora o Governo saudita diga que os estudantes, cuja educação está a pagar, poderão agora estudar noutros países, a mudança irá alterar dramaticamente o futuro de muitos.

Alguns dos internos e médicos estão a iniciar o quinto e último ano dos seus programas de formação e a mudança fará descarrilar as suas carreiras, explicou Spadafora.

"Eles são pessoas muito dedicadas e inteligentes e trabalhadoras que estão a estudar muito. Ver isso interrompido é muito stressante para eles", comentou, acrescentando que é também difícil para aqueles que têm famílias e empréstimos.

"Tudo o que conseguimos foi um pouco mais de tempo, até ao fim do mês. Não é que vá resolver tudo, mas ajuda as pessoas, o que tem realmente sido a nossa prioridade", frisou.

"Esperamos que, ao mais alto nível, as coisas se resolvam e possamos evitar tudo isto", disse ainda Spadafora.

A ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana, Chrystia Freeland, declarou que os estudantes sauditas continuam a ser bem-vindos no país.

A televisão estatal saudita noticiou que o Ministério da Educação está a elaborar um "plano urgente" para retirar milhares de estudantes bolsistas sauditas de instituições de ensino canadianas e transferi-los para outros países.

A companhia aérea estatal saudita anunciou num comunicado divulgado na sua conta oficial da rede social Twitter que irá suspender todos os seus voos para Toronto a partir da próxima segunda-feira, 13 de agosto.

O diferendo surgiu devido a 'tweets' de diplomatas canadianos exortando o reino saudita a "libertar imediatamente" ativistas dos direitos das mulheres que tinham sido detidas.

Entre as ativistas detidas, está Samar Badawi, cujo irmão, o jornalista Raif Badawi, foi detido na Arábia Saudita em 2012 e condenado a 1.000 chicotadas e dez anos de prisão por ter insultado o Islão no seu blogue.

O seu caso é, há muito, abordado pelos grupos internacionais de defesa dos direitos humanos e por diplomatas ocidentais, entre os quais os canadianos, que têm apelado à Arábia Saudita para o libertar, sem êxito até agora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório