Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Histórico narcotraficante galego detido pela polícia espanhola

Manuel Charlín e o filho Melchor foram detidos durante uma operação contra o tráfico de droga.

Histórico narcotraficante galego detido pela polícia espanhola
Notícias ao Minuto

12:53 - 08/08/18 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

Considerado um dos maiores narcotraficantes da Galiza, Manuel Charlín Gama, e líder do cartel dos Charlines, foi detido esta manhã de quarta-feira, juntamente com o seu filho Melchor durante uma operação anti-tráfico que decorre em vários pontos de Espanha. 

Segundo conta o Faro de Vigo, vários agentes entraram de rompante na mansão de Charlín, em Vilanova de Arousa, às primeiras horas da manhã. A Polícia Nacional ficou no local desde as 11h00 até depois do meio-dia e a zona foi sobrevoada por um helicóptero.

Em causa estará um carregamento de duas toneladas e meia de cocaína apreendidas num barco perto da ilha da Madeira. 

Estas detenções do narcotraficante e do filho juntam-se assim à longa lista de antecedentes da família. Charlín, de 85 anos, foi detido em 1990 como resultado de outra operação policial, mas acabou absolvido desse mega-processo, cumpriu pena de prisão entre 1982 e 1985, e regressou em 1987 onde ficou durante mais três anos.

Em 1999 chegou a sua sentença mais pesada, foi condenado a 20 anos de prisão por organizar um transporte de barco de 600 quilos de cocaína desde a Colômbia até à Galiza.

A partir daí, as penas pesadas continuaram. Em 2003 foi condenado a 15 anos de prisão e a uma multa de quase três milhões de euros por branqueamento de capitais e fraude fiscal. A pena foi revista em 2007 para 13 anos e em 2010 recuperou a liberdade.

A sua notoriedade aumentou de novo nos últimos meses devido à série 'Fariña' que relata a história do narcotráfico em Arousa.

Estas não foram as únicas detenções feitas, outros criminosos reconhecidos foram também apanhados durante a operação que perfaz, para já, 18 detidos nas zonas de Boiro, Riveira, Villagarcía de Arousa, Vilanova de Arousa, Cambados, Málaga e Toledo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório