Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Estrutura descoberta durante obras é a biblioteca mais antiga da Alemanha

Estrutura ainda com paredes permitiu descobrir que se tratava de uma biblioteca romana, que poderá ter albergado 20 mil pergaminhos.

Notícias ao Minuto

16:40 - 31/07/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Alemanha

Uma equipa de construção civil descobriu em Colónia as fundações daquela que é a biblioteca mais antiga da Alemanha, que poderá ter albergado cerca de 20 mil pergaminhos.

A estrutura da biblioteca data do século II A.C. (entre os anos 101 e 200) e foi descoberta há cerca de um ano durante as escavações para a construção de uma igreja, no centro de Colónia.

“Data de meados do segundo século e é, no mínimo, a biblioteca mais antiga da Alemanha, e talvez das províncias romanas a noroeste”, explicou Dirk Schmitz, um dos responsáveis do Museu Romano-Germânico de Colónia, citado pelo Guardian.

Schmitz referiu, ainda, que a estrutura encontrada – com paredes com pequenas cavidades de 80 centímetros de altura e 50 centímetros de largura - é muito utilizada em bibliotecas daquele período, como a biblioteca de Éfeso, na Turquia.

O responsável indicou que se tivessem apenas encontrado as fundações, sem as paredes, dificilmente poderiam determinar que se trata de uma biblioteca: "Se tivesse apenas as fundações, não saberíamos que era uma biblioteca. Podemos dizer que era por causa das paredes, com os nichos".

Embora não saiba determinar ao certo a envergadura do espólio de pergaminhos, no auge de funcionamento da biblioteca, Schmitz esclarece que terá sido “bastante grande – talvez 20 mil”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório