Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Chico Buarque e Gilberto Gil em festival pela libertação de Lula

Vários artistas brasileiros, incluindo os autores de ‘Construção’ e de ‘Refavela’, participaram no festival ‘Lula Livre’, que decorreu no Rio de Janeiro,para exigir a libertação do ex-presidente Lula da Silva.

Chico Buarque e Gilberto Gil em festival pela libertação de Lula
Notícias ao Minuto

08:50 - 29/07/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Brasil

O festival ‘Lula Livre’, que decorreu na noite do passado sábado, nos Arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro, reuniu milhares de pessoas para exigir a libertação do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No festival, participaram grandes nomes da música brasileira e latino americana, assim como figuras políticas ligadas à Esquerda brasileira, como Guilherme Boulos, candidato às presidenciais brasileiras pelo PSOL. 

Entre os presentes, eram visíveis as camisolas vermelhas e as máscaras de papel com o rosto de Lula da Silva, num ato cultural mas, sobretudo, político a favor do histórico líder trabalhista.

“Diz-se muitas vezes que Lula só atrai gente pobre, quem recebe a ajuda da Bolsa Família, mas hoje se comprova que os intelectuais brasileiros apoiam a sua liberdade, porque foi condenado sem provas”, disse a funcionária pública Sílvia Costa ao Jornal do Brasil.

A figura de Lula da Silva esteve presente em todo o festival, desde tshirts, bandanas ou já referidas máscaras de papel. Houve, inclusive, uma imagem animada do ex-presidente a dançar ao pé do palco.

Enquanto decorreram as atuações, ouviram-se cânticos de apoio a Lula, como “Lula livre!” ou “eleição sem Lula é fraude”. “Gritem alto de forma a que Lula nos consiga ouvir em Curitiba”, apelou um dos membros da organização.

Um dos momentos altos do evento foram as atuações de Chico Buarque e Gilberto Gil. Os autores de ‘Construção’ e ‘Refavela’, respetivamente, conhecidos apoiantes do ex-presidente Lula, subiram juntos ao palco num momento muito emotivo.

Lula da Silva, recorde-se, está preso desde abril depois de ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo seu envolvimento na Operação Lava Jato e por corrupção e lavagem de dinheiro, por, alegadamente, ter recebido um apartamento de luxo na cidade do Guarujá como suborno da construtora OAS.

O ex-presidente considera-se inocente e os seus apoiantes consideram que a sua prisão deve-se a uma tentativa de o afastar das próximas eleições presidenciais, marcadas para o próximo mês de outubro. Apesar de estar preso, Lula mantém a intenção de ir a votos e, segundo as sondagens, é o principal favorito a vencê-las, surgindo à frente do candidato da extrema-direita Jair Bolsonaro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório