Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Oncologista revolta-se após tratar doente de cancro que ia a curandeiro

Médico catalão recorreu às redes sociais para manifestar a sua revolta para com as medicinas alternativas enganosas.

Oncologista revolta-se após tratar doente de cancro que ia a curandeiro
Notícias ao Minuto

17:32 - 20/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Catalunha

O oncologista catalão Joaquim Bosch-Barrera recorreu ao seu perfil de Twitter para fazer um alerta, depois de consultar uma paciente de cancro que antes recorria a um curandeiro. O médico denuncia os perigos das "medicinas alternativas" que alegam tratar pacientes oncológicos.

Bosch-Barrera expôs o caso de uma mulher que chegou ao seu consultório com um cancro de mama que se havia espalhado para o peito.

A paciente, que se dirigiu à consulta para se queixar de febre, dizia que lhe tinham assegurado que o seu estado era "bom", uma vez que o tumor tinha "saído" e que isso "significa que se estava a oxigenar".

O médico fez acompanhar a denúncia de uma imagem do peito da paciente, que entretanto apagou, mas que demonstrava a gravidade da sua situação.

"Estes desalmados têm resposta para tudo", escreveu, indicando que não pode manter o silêncio em relação a este caso porque "brincam com a vida e com a saúde das pessoas". "Se um médico fizesse isto, acabava atrás das grades. Eles continuam a enriquecer enquanto enganam os doentes", atirou.

O especialista, que também lecciona na Universidade de Girona, critica o facto de "a lei estar do lado" dos curandeiros, com a partilha de uma notícia sobre um alegado terapeuta que foi absolvido, em Valência, depois te ter tratado um jovem com leucemia que abandonou a quimioterapia e morreu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório