Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ismaelitas fundaram uma das maiores redes do mundo para o desenvolvimento

O príncipe Aga Khan, que está em Lisboa a terminar as comemorações dos 60 anos como líder da comunidade muçulmana ismaelita, fundou uma das maiores redes privadas para o desenvolvimento do mundo, empregando 80.000 pessoas.

Ismaelitas fundaram uma das maiores redes do mundo para o desenvolvimento
Notícias ao Minuto

10:31 - 07/07/18 por Lusa

Mundo AKDN

A AKDN, Aga Khan Development Network, é hoje um grupo de agências privadas internacionais que procuram melhorar as condições de pessoas em várias regiões do mundo, com um orçamento anual, para atividades sem fins lucrativos, que ronda os 600 milhões de euros.

Números oficiais da AKDN indicam que a organização trabalha em 30 países, incluindo Portugal, beneficiando dois milhões de alunos com programas anuais de educação.

Depois, em cada ano, em colaboração com diferentes parceiros, a AKDN providencia cuidados de saúde de qualidade a cinco milhões de pessoas.

São ao todo dez agências e organizações no mundo, criadas para apoiar nas áreas do ensino (apoiando centenas de escolas, com academias no Quénia, Índia e Moçambique), do habitat (apoiando pessoas vítimas de desastres naturais e das alterações climáticas, por exemplo), da microfinança, da saúde ou da cultura.

É o apoio também à criação de empresas e de geração de rendimentos, é apoio ainda a comunidades marginalizadas, como acontece em Portugal.

A rede Aga Khan tem com o governo português um acordo de cooperação na área da ciência que envolve 10 milhões de euros em 10 anos, para bolsas e projetos, nacionais ou nos países africanos de língua portuguesa.

As crianças cujas famílias foram vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, em junho do ano passado, podem usufruir de um donativo de 500 mil euros para bolsas de estudo, havendo mais 100 mil euros doados pela comunidade ismaelita para plantação de árvores na mata nacional de Leiria, na sequência dos incêndios do ano passado.

Há dois anos os ismaelitas também contribuíram com 200 mil euros (o maior donativo) na angariação de fundos lançada pelo Museu Nacional de Arte Antiga para a compra do quadro "A Adoração dos Magos", do pintor português Domingos António Sequeira.

Aga Khan escolheu Lisboa para a sede mundial da comunidade ismaelita, "imamat ismaili", que a partir do próximo ano será uma cidade de referência para os cerca de 15 milhões de muçulmanos da minoria xiita.

Para tal foi comprado por 12 milhões de euros o palacete Henrique Mendonça, em plena capital, que está a beneficiar de vários outros milhões em recuperações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório