Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ator que interpretou Jar Jar Binks confessa ter pensado em suicídio

Vinte anos depois da estreia do filme, ator revela o impacto que tiveram as reações dos fãs na sua vida.

Ator que interpretou Jar Jar Binks confessa ter pensado em suicídio
Notícias ao Minuto

19:03 - 04/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo 'Star Wars'

Se é verdade que um ator deve estar emocionalmente preparado para qualquer reação a um trabalho seu – trata-se, afinal, de um exercício de exposição –, também é certo que nem todos os atores têm a mesma base de apoio.

Ahmed Best, por exemplo, não é um nome conhecido no mercado nem o seu papel mais conhecido permite que seja reconhecido na rua: Jar Jar Binks, um dos personagens mais controversos de ‘Guerra das Estrelas – A Ameaça Fantasma’ (‘Star Wars, The Phantom Menace’, 1999).

O ator vestia a pele de Jar Jar, através de uma máscara, e a sua passagem pelo universo de George Lucas poderia ter passado sem nota, não fosse essa personagem específica ter sido uma das mais odiadas da saga, com intensas críticas a surgir na altura, apontadas à voz, ao sotaque, às intervenções, à própria presença no filme.

Já passaram quase 20 anos desde a estreia do filme e, na terça-feira, Best recorreu às redes sociais para fazer uma confissão muito pessoal sobre a sua interpretação de Jar Jar e a onda de críticas que se seguiu, com a publicação de uma fotografia junto ao filho bebé.

“Faz no próximo ano 20 anos que fui alvo de críticas na comunicação social que ainda afetam a minha carreira hoje em dia. Este é o lugar onde quase acabei com a minha vida. Ainda é difícil falar disto. Sobrevivi e hoje este menino é o meu presente por ter sobrevivido. É esta uma boa história para o meu espetáculo a solo? Digam-me”, escreveu.

A confissão de Best é recebida, agora, com mensagens positivas, de apoio, numa altura em que a depressão e o suicídio são temas recorrentes nas notícias, com várias casos de artistas que sucumbem aos efeitos da doença.

As reações de fãs ao filmes e personagens fictícios é muitas vezes intensa o suficiente para ter impacto efetivo nos artistas por detrás dos projetos, algo que ainda acontece na atualidade. Daisy Ridley e Kelly Marie Tran, por exemplo, duas atrizes dos novos filmes ‘Guerra das Estrelas’, apagaram as suas contas nas redes sociais antes da estreia dos projetos por causa do risco de intimidação ou hostilização online.

--

Serviços telefónicos de apoio emocional e prevenção ao suicídio em Portugal

SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 800 209 899 (Número gratuito)

Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (Número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020

Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 080 707

Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

Recomendados para si

;
Campo obrigatório