Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente da Somália escapou ileso a emboscada

O Presidente da Somália escapou hoje ileso a uma emboscada alegadamente preparada por islamitas somalis shebab contra o comboio de viaturas em que seguia, junto a Merka, uma centena de quilómetros a sudoeste da capital, disse fonte militar à AFP.

Presidente da Somália escapou ileso a emboscada
Notícias ao Minuto

12:08 - 03/09/13 por Lusa

Mundo Islão

Mohamed Qorey, responsável militar em Merka, disse à agência France Presse que o Presidente Hassan Cheikh Mohamud escapou ileso e chegou “em perfeita saúde” ao destino.

Fonte diplomática contactada pela AFP em Mogadíscio confirmou o ataque, bem como o facto de nem o Presidente nem ninguém da sua comitiva ter ficado ferido.

Um porta-voz dos shebab, Abdulaziz Abu Musab, havia afirmado à France Presse que os rebeldes islamitas haviam atacado o comboio presidencial pouco antes de Merka, na localidade de Buffo, sem dar qualquer balanço do ataque.

Um habitante de Bufow, Ibrahim Adan, contactado pela agência francesa de notícias, disse que “o comboio do Presidente, constituído por uma vintena de veículos blindados, foi atacado perto de Bufow, mas retomaram o caminho 15 minutos após uma intensa troca de tiros”.

Merka é um antigo feudo shebab tomado pelas tropas da força da União Africana na Somália (Amisom) no final de agosto de 2012.

A eleição de Hassan Cheikh Mohamud foi apresentada como o início do processo de reconstrução de um Estado central, inexistente desde a queda de Siad Barre, em 1991, que deixou a Somália mergulhada em mais de duas décadas de caos.

Expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011 pela Amisom, os shebab sofreram uma série de derrotas militares que os obrigaram a abandonar a totalidade dos seus bastiões do centro e do sul da Somália, mas controlam ainda vastas zonas rurais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório