Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Putin é líder de movimento xenófobo que quer enfraquecer a UE e os EUA"

Hillary Clinton alerta para o facto de os movimentos de extrema-direita, influenciados pelo Kremlin, estarem a pôr em causa os "direitos fundamentais".

"Putin é líder de movimento xenófobo que quer enfraquecer a UE e os EUA"
Notícias ao Minuto

17:17 - 22/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Hillary Clinton

A ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton acusou Vladimir Putin de liderar um movimento xenófobo cujo objetivo é enfraquecer os Estados Unidos e a União Europeia

Numa conferência na Universidade de Trinity College, em Dublin, na Irlanda, Hillary Clinton disse que o presidente russo pretende comprometer as relações diplomáticas dos Estados Unidos com os seus aliados naturais.

"Vladimir Putin posicionou-se como líder um movimento autoritário, supremacista branco e e xenófobo que quer destruir a União Europeia, enfraquecer as alianças tradicionais da América e minar a democracia", disse, esta sexta-feira, a antiga candidata à presidência dos Estados Unidos, citada pela Reuters.

Hillary Clinton denunciou ainda o facto de o movimento liderado por Putin estar a influenciar a extrema-direita em diversos países, o que faz com que os direitos fundamentais estejam em causa.

"Podemos ver o movimento a espalhar-se do Kremlin, a atravessar a Europa e indo mais além. Está a encorajar nacionalistas de extrema-direita, separatistas, racistas e até neo-nazis. Estamos a viver uma era em que os direitos fundamentais, a virtude cívica, até os factos e a razão estão a ser atacadas como nunca antes foram", rematou Clinton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório