Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Menores do Aquaris fugidos localizados depois de uma noite de festa

Os 28 menores da África subsaariana que chegaram a Espanha no navio Aquarius e que hoje tinham desaparecido do local que os acolheu em Alicante foram localizados e estão em segurança, depois de uma noite de festa, anunciaram as autoridades.

Menores do Aquaris fugidos localizados depois de uma noite de festa
Notícias ao Minuto

14:06 - 22/06/18 por Lusa

Mundo Refugiados

A vice-presidente do Governo da Comunidade espanhola de Valência, Mónica Oltra, disse hoje aos jornalistas que os jovens não estão internados ou encerrados, mas sim num centro de acolhimento e, estando em Alicante durante um período festivo, "fizeram o que fazem os adolescentes", foram "divertir-se".

Mónica Oltra disse que os menores vão levar "uma boa reprimenda, com carinho e um tradutor", para que compreendam que estão debaixo de uma tutela, têm de acatar as regras de comportamento e irão receber "a folha" de papel a explicar as normas que têm de cumprir.

"São adolescentes que têm poucas regras de orientação parental porque passaram por situações que não somos capazes de imaginar, e trata-se de um processo educativo que leva tempo", acrescentou Oltra, que insistiu que as regras de segurança do centro que os acolheu são para "proteger, não trancar ou privar de liberdade" e que a proteção que recebem dos agentes da polícia deve ser equilibrada, com "a garantia necessária da sua liberdade".

A vice-presidente alertou os jornalistas que a divulgação deste tipo de informações sobre a fuga de menores pode chamar a atenção de pedófilos ou redes organizadas.

Por essa razão, afirmou que a publicação do local e até mesmo do município onde essas crianças estão alojadas as coloca em perigo e dificulta a sua proteção pela polícia.

Estes menores fazem parte de um grupo de 629 migrantes socorridos pelo navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, que chegaram no domingo ao porto de Valência, em Espanha, depois da Itália e Malta terem rejeitado recebê-los e depois de oito dias de travessia do Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório