Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Crianças que entraram sem adultos nos EUA vão para bases militares

Milhares de crianças migrantes que entraram em território norte-americano sem adultos a acompanhá-las vão ser alojadas em bases militares, determinou hoje a agência governamental para a Saúde.

Crianças que entraram sem adultos nos EUA vão para bases militares
Notícias ao Minuto

21:02 - 21/06/18 por Lusa

Mundo Agência

Foram pedidas 20.000 camas ao Departamento da Defesa (Pentágono), indicou à France Presse uma fonte da agência que não quis ser identificada, acrescentando que foram escolhidas quatro bases, três das quais no Estado do Texas e uma no Arkansas.

Ali ficarão todas as crianças que ficaram detidas por entrarem ilegalmente nos Estados Unidos e que chegaram sem pais ou outros adultos a acompanhá-las.

O responsável máximo do Pentágono, Jim Mattis, já tinha afirmado que o Departamento da Defesa estaria pronto a responder se lhe fosse pedido.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou na quarta-feira uma ordem executiva para acabar com a separação de crianças dos pais imigrantes na fronteira dos Estados Unidos.

"Temos de retirar as crianças do nosso cuidado tão rapidamente quanto possível", afirmou o responsável pela agência para a Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar, ao Washington Post.

Há 11.800 crianças migrantes retidas pela agência, mas a maioria chegou à fronteira dos Estados Unidos da América sem pais ou outros adultos.

No entanto, 2.300 são as que foram retiradas aos pais.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou na quarta-feira uma ordem executiva para acabar com a separação de crianças dos pais imigrantes na fronteira dos Estados Unidos.

Trump assinou o documento para permitir que as crianças fiquem om os pais nos centros de detenção para os quais os imigrantes sem documentos são mandados durante longos períodos de tempo.

Contudo, frisou que a política de "tolerância zero" é para continuar.

Trump tinha alegado, erradamente, que não tinha outro remédio a não ser separar as famílias, baseando-se na lei federal e numa decisão judicial.

Imagens de crianças em jaulas foram divulgadas em meios de comunicação de todo o mundo, bem como relatos de separações que provocaram revolta em todos os setores, incluindo o Partido Republicano, receoso de um impacto negativo nas eleições intercalares de novembro próximo.

Nas últimas semanas, mais de 2.300 menores de idade foram separados na fronteira dos seus pais, detidos por atravessarem a fronteira ilegalmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório