Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jogo de nervos em Cabo Verde mas recheado de esperança

Centenas de pessoas concentraram-se hoje no centro histórico da cidade da Praia para ver o jogo Portugal-Espanha e, depois de muitos nervos, contentaram-se com o empate 3-3, mas já com esperança nos próximos jogos dos portugueses.

Jogo de nervos em Cabo Verde mas recheado de esperança
Notícias ao Minuto

23:05 - 15/06/18 por Lusa

Mundo Mundial2018

Um ecrã gigante foi montado na praça Luís de Camões, no Plateau, no âmbito da Porfesta, evento promovido pela associação com o mesmo nome, entre hoje e amanhã, para comemorar o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Centenas de pessoas, entre cabo-verdianos, portugueses e espanhóis, encheram a praça para assistiram ao jogo entre Portugal e Espanha, a contar para a primeira jornada do Grupo B do mundial de futebol da Rússia.

No meio da multidão, destacavam-se alguns cachecóis, bandeiras e camisolas de Portugal, cujos adeptos tiveram a primeira explosão de alegria com o golo "madrugador" de Cristiano Ronaldo na marcação de uma grande penalidade logo aos quatro minutos do jogo.

Mas após a Espanha dar a volta ao marcador e chegar aos 3-2, instalaram-se nervos e ansiedade nas hostes portugueses e cabo-verdianas que apoiavam a equipa das Quinas, até aos pulos, gritos, abraços e sorrisos largos com novo golo de CR7, que selou o resultado em 3-3.

Durante todo o jogo, um dos adeptos mais eufóricos foi Dénis Rodrigues, um cabo-verdiano que não parou de exibir o seu cachecol e de gritar por Portugal.

No final do jogo, em declarações à agência Lusa, Dénis Rodrigues disse que ficaria totalmente satisfeito se Portugal tivesse ganhado, mas considerou que o empate "é melhor que uma derrota".

"Agora é sofrer até ao fim. Só quem vive Portugal, a seleção, é que sabe que quando começa com vitória é fácil demais para ser verdade. Sofremos, mas empatámos e não perdemos e não vamos perder. É até ao fim", projetou.

"As pessoas têm de acreditar. Isto aqui vai ser sofrer, já estou nisto há muito tempo e no dia em que deixar de sofrer começo a desconfiar. Sofremos, o jogo foi muito bom. Conseguimos dar a volta que é uma coisa difícil às vezes para a seleção. Quando começa a perder a malta desmorona-se toda", afirmou o cabo-verdiano, que acredita que Portugal vai até chegar à final.

Dénis Rodrigues elogiou ainda a exibição de Cristiano Ronaldo, afirmando que o capitão da seleção "é aquela diferença entre o bom e o muito bom".

"E ficou provado aqui que é um líder nato, é decisivo e traz coragem, traz esperança para o povo português. Estamos todos juntos. É apoiar até ao fim", disse.

Com a sua bandeira portuguesa a cobrir o corpo, a portuguesa Marta Fonseca também disse que gostaria que a equipa das Quinas tivesse vencido, mas admitiu ter ficado conformada com o empate.

"Acho que jogámos bem. Estivemos bem. Não nos podemos esquecer que estivemos a jogar contra os melhores do mundo, não podia pedir melhor. Começámos muito bem e força Portugal", incentivou, dizendo que Cristiano Ronaldo foi "indiscutivelmente o melhor jogador do jogo".

"Temos que manter o jogo como está, continuar a jogar. Há alguns pequenos acertos que podiam ser feitos, mas acho que vamos lá chegar. Pelo menos espero que sim. É para isso que torcemos", concluiu.

Entusiasmada, umas vezes, e nervosa, noutras, esteve também a embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, que no final mostrou "grande contentamento" por Ronaldo.

"É realmente um fora de série e uma pessoa com uma resistência mental e física única. Podemos estar orgulhosos", afirmou, sublinhando que "é bom sinal" Portugal começar com um empate.

"É sinal de que vamos chegar longe. Vamos até à final. Vamos até onde der", disse a diplomata portuguesa, lembrando que há três luso-cabo-verdianos - Gelson Martins, Ricardo e Manuel Fernandes - que vão ajudar Portugal a chegar à final.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório