Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sete anos depois, reabre autoestrada síria mostrando poder de Assad

Reabertura da autoestrada demonstra também com Bashar Al-Assad recuperou controlo da maior parte do país.

Sete anos depois, reabre autoestrada síria mostrando poder de Assad
Notícias ao Minuto

23:47 - 06/06/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Síria

Durante os últimos sete anos, a guerra devastou a Síria.

O país acabou dividido em diferentes facções, com grupos rebeldes a controlar várias zonas que entretanto têm perdido para as forças de Bashar al-Assad. Ao mesmo tempo deu-se também a ascensão do autoproclamado Estado Islâmico, que chegou a dominar partes consideráveis do país.

O Estado Islâmico não desapareceu por inteiro, mas é uma sombra ténue do poder que já teve na Síria.

Esta quarta-feira a Reuters mostra-nos imagens da reabertura da autoestrada que liga Homs e Hama, duas cidades que, antes da guerra, estavam entre as maiores do país.

Nos últimos sete anos a autoestrada manteve-se fechada. A guerra ditava 'a lei'. E o que em tempos era uma viagem simples passou a ser uma autêntica aventura por estradas secundárias.

"Se quiséssemos ir a Homs, tínhamos dar a volta a mundo", descreveu à Reuters um habitante de Talbiseh, uma pequena cidade logo a norte de Homs. "Agora demoramos só 15 minutos".

Há cerca de um mês, as forças fiéis ao regime de Bashar Al-Assad recuperaram o controlo de uma localidade ali próxima ainda sob controlo dos rebeldes. A proximididade de grupos rebeldes mantinha a via rápida encerrada.

Esta reabertura acaba por ser, por isso, não apenas o recuperar de um caminho. É também um sinal claro de que Assad, que a dada altura chegou a ter apenas cerca de um quinto do país, já recuperou o controlo da maior parte do país. E isso era também visível por algumas bandeiras da síria que condutores decidiram levar para este regresso à normalidade de uma autoestrada, sete anos depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório