Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Denúncias de abuso sexual em universidade levam a renúncia do presidente

O presidente da Universidade do Sul da Califórnia (USC) aceitou renunciar ao cargo após denúncias contra um antigo ginecologista da instituição que terá abusado sexualmente de estudantes durante mais de 25 anos.

Denúncias de abuso sexual em universidade levam a renúncia do presidente
Notícias ao Minuto

04:39 - 26/05/18 por Lusa

Mundo Califórnia

A universidade é acusada de ignorar múltiplas queixas de mulheres jovens que datam do início dos anos 90.

"O presidente (C. L. Max) Nikias e o Comité Executivo do Conselho de Administração [CA] concordaram em iniciar uma transição gradual e a seleção de um novo presidente", escreveu sexta-feira numa carta aos alunos o presidente do CA, Rick Caruso, citada pela AFP.

O CA da universidade começou por apoiar o presidente mas, a pressão dos últimos dias, e a tomada de posição dos professores que exigiam a sua saída, fizeram com que Nikias aceitasse deixar o cargo que ocupava desde 2010.

O médico George Tyndall, de 71 anos, negou as acusações de comportamento abusivo numa entrevista ao Los Angeles Times, que revelou o caso.

Clifford Johnson, professor de astronomia e física da USC, disse estar "em êxtase" com a partida anunciada de Nikias.

Após uma mobilização "extraordinária" de professores que se juntaram ao protesto de estudantes e pais, "temos a grande mudança que foi necessária para reconstruir o tecido moral da administração de nossa universidade", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório