Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Teerão quer continuar a negociar para manter acordo após saída dos EUA

O Irão disse hoje estar disponível para continuar a negociar com a comunidade internacional para manter o acordo nuclear firmado em 2015, postura saudada pela União Europeia que indicou que as conversações com Teerão estão no "caminho certo".

Teerão quer continuar a negociar para manter acordo após saída dos EUA
Notícias ao Minuto

20:25 - 25/05/18 por Lusa

Mundo Irão

A disponibilidade de Teerão foi manifestada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abas Aragchi, após uma reunião em Viena (Áustria) com os representantes da Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, as potências internacionais que continuam comprometidas com o acordo nuclear, após o abandono daquele protocolo por parte dos Estados Unidos (EUA) no passado dia 08 de maio.

O acordo nuclear foi assinado em 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

"Sabemos que os outros participantes [do acordo], os europeus, a Rússia e a China, levam o acordo a sério", disse Abas Aragchi, que também é o principal negociador do dossiê nuclear da República Islâmica do Irão, em declarações aos jornalistas.

"Reconhecem que a sobrevivência do acordo depende do respeito pelos interesses do Irão. Disseram que entendem que a normalização do comércio do Irão é uma parte essencial do acordo", acrescentou o representante iraniano.

Por seu turno, uma fonte da União Europeia (UE), que falou sob anonimato, disse que a reunião de hoje "foi substancial".

"Estamos no caminho certo", afirmou a mesma fonte comunitária, citada pela agência espanhola EFE.

A UE assume o papel de patrocinadora do acordo nuclear, que foi alcançado em julho de 2015, em Viena, e que entrou em vigor a 16 janeiro de 2016.

O acordo foi assinado com o objetivo de garantir a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear iraniano.

"Fomos muito claros de que não podemos dar garantias, mas podemos criar as condições necessárias para que os iranianos continuem a beneficiar do levantamento das sanções acordadas no acordo e para proteger os nossos interesses e continuar a desenvolver negócios legítimos com o Irão", precisou a mesma fonte.

A fonte comunitária acrescentou que as partes ainda envolvidas no acordo estão a trabalhar numa série de medidas "para mitigar as consequências da saída dos Estados Unidos", frisando que as mesmas partes têm consciência que "existem coisas que vão precisar de mais tempo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório