Meteorologia

  • 18 SETEMBRO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 22º

Edição

Como fazer amigos depois de adulto

À medida que envelhecemos torna-se mais difícil fazer amigos, já não temos uma longa lista de colegas de escola por onde escolher. Aliás, temos menos tempo para fazer amizades e somos mais inibidos, tornando-se mais difícil encontrar pessoas com interesses parecidos.

Como fazer amigos depois de adulto
Notícias ao Minuto

15:30 - 22/02/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Amizades

Várias investigações mostraram que as pessoas com amizades sólidas têm uma vida mais saudável e longa. A amizade diminui a pressão sanguínea e o stress, reduz o risco de depressão e aumenta a longevidade, em grande parte por termos alguém a olhar por nós.

Um estudo publicado no British Journal of Psychology analisou 15.000 indivíduos e concluiu que as pessoas que tinham mais interações sociais com amigos próximos demonstravam ser mais felizes.

Infelizmente, assim que entramos na idade adulta o nosso número de amigos começa a diminuir regularmente. O decréscimo das amizades normalmente acontece devido a transições na vida: cursos, filhos, mudanças de emprego, divórcios ou morte de cônjuges.

Assim sendo, como é que pode fazer amigos agora? Saiba que atitudes simples pode tomar para se conectar a mais pessoas e construir novas amizades.

Esteja atento

A amizade é uma relação de troca. Nesse sentido, ao querer fazer novos amigos, é preciso estar recetivo e atento às pessoas à sua volta. E mais que isso, tomar iniciativa, mostrar interesse e romper a barreira da distância. Só a postura de estar aberto para fazer novas amizades pode atrair novas pessoas.

Frequente lugares que goste

Frequentar lugares que sejam do seu interesse torna possível o encontro de pessoas com gostos e interesses parecidos com os seus e a probabilidade de conhecer alguém com quem se identifique é maior. 

Seja constante. A participação regular em atividades irá naturalmente levar a que eventualmente conheça alguém. A escolha é sua: vá ao ginásio, ao teatro ou simplesmente ao café.

Ajude os outros

Seja amigo quando alguém precisa. Ofereça sopa a um vizinho que esteja doente ou convide um colega que esteja stressado para ir beber um café. Converse com estranhos no avião, voluntaria-se numa instituição de solidariedade, participe em maratonas ou caminhadas de beneficência.

Sorria

O sorriso pode abrir portas e mostra que está recetivo aos outros. Pessoas sorridentes parecem mais simpáticas e interessantes. O sorriso também o ajuda a ser mais otimista, pois a sua postura influencia o seu estado fisiológico e emocional.

Esforce-se para criar uma conexão

Partilhe algo íntimo sobre si e mantenha-se aberto a novas experiências. Uma amizade exige conexão, troca e reciprocidade. Esforce-se por criar assunto, compartilhe histórias e mostre interesse em ouvir

Não espera uma amizade automática. A amizade é uma troca, os envolvidos devem esforçar-se para que a conexão comece a ser construída e continue a crescer gradualmente.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório