Meteorologia

  • 17 DEZEMBRO 2017
Tempo
MIN 8º MÁX 9º

Edição

Sete formas cientificamente provadas para se livrar do inchaço

Farto da sensação de barriga inchada e de todo o desconforto que isso causa? Siga os conselhos da ciência.

Sete formas cientificamente provadas para se livrar do inchaço
Notícias ao Minuto

13:00 - 23/11/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

De forma mais ou menos intensa e mais ou menos dolorosa, o inchaço abdominal pode afetar qualquer pessoa em qualquer momento do dia, comprometendo o bem-estar e a qualidade de vida.

As causas do inchaço são mais do que muitas e vão desde a genética à sensibilidade alimentar. Os problemas intestinais, as dificuldades na digestão e algumas doenças como a síndrome do intestino irritável são alguns dos fatores que também contribuem para este problema.

Os estudos sobre o tema são já vários e o site Mind Body Green listou aquelas que são as oito formas cientificamente provadas para se livrar do inchaço e uma delas diz respeito à deteção dos alimentos que podem estar na origem de tal inchaço, sendo aqueles que são compostos por glúten, lacticínios e açúcar os mais comuns.

Procurar comer alimentos que, por si só, combatem o inchaço é também uma estratégia a ter em mente, sendo a beterraba, o morango e os espargos três dos mais eficazes. A beterraba, explica a publicação, alia o poder diurético à capacidade prébiotica, já os morangos são bons para combater a retenção de água. Quanto aos espargos, estes são também um prébiotico que melhora a saúde das bactérias boas dos intestinos.

De acordo com a ciência, o inchaço, os gases e a flatulência entre meia hora a três horas depois de comer é um sinal de que não se produzem enzimas digestivas suficientes, sendo, por isso, importante tomar alguns suplementos que possam travar este cenário.

E por falar em suplementos, diz a publicação que a toma de suplementos que aumentem a produção de ácido estomacal é também fundamental, sendo importante adicionar este 'extra' a uma refeição rica em proteína, lê-se na publicação. Também os probióticos - por via de suplementos ou de alimentos - é meio caminho andado para criar um escudo protetor contra o inchaço.

Como lhe contámos aqui, o frutano é um dos causadores de sensibilidade e inchaço, por isso, o consumo de hidratos de carbono deve ser reduzido.

Tomar o mínimo de medicamentos possível é uma outra forma bastante eficaz de prevenir o inchaço, uma vez que existem fármacos que afetam o bom funcionamento da digestão e que alteram (por vezes, por completo) o microbiona intestinal.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório