Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Vinte factos sobre mamilos que homens e mulheres devem conhecer

Fique a saber mais sobre esta parte sensível do corpo humano.

Vinte factos sobre mamilos que homens e mulheres devem conhecer
Notícias ao Minuto

13:15 - 25/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

O mamilo é a saliência que se encontra no centro da mama e que serve de terminação para os canais das glândulas mamárias. Apesar de ser uma das partes do corpo humano mais desvalorizadas (ou, pelo menos, em que as pessoas menos pensam), a verdade é que os mamilos podem ser a chave para uma vida sexual mais prazerosa, para o aleitamento materno e até mesmo para saber em que estado a nossa saúde está.

Para desmistificar algumas teorias, mas também para mostrar como os mamilos podem ser fascinantes, o site da revista Health listou nada mais, nada menos do que 20 factos sobre esta parte do corpo humano. Ei-los:

1 - Os mamilos não têm necessariamente de ser iguais. Tal como as próprias mamas podem ter tamanhos e formas diferentes, também os mamilos podem não ser idênticos, mudando a forma, a cor e o tamanho, por exemplo. "É totalmente normal", diz a médica Nikita Shah, embora pequenas mudanças inesperadas possam pedir uma avaliação médica.

2 - Os mamilos podem ser salientes... ou escondidos. Sabia que entre 10% a 20% das mulheres têm os mamilos para dentro? Os mamilos invertidos são uma condição natural do corpo humano e nada impedem a mulher de amamentar, explica o médico Roshini Rajapaksa.

3 - O tamanho e a cor dos mamilos pode variar. Independentemente do tamanho dos seios, os mamilos variam de pessoa para pessoa, sendo que umas têm uma aréola (círculo de tom mais escudo em torno do mamilo) mais pequena e outras maiores, fazendo com que as mamas fiquem com um aspeto inchado. A cor pode também variar do rosa claro ao castanho escuro, dependendo do tom de pele de cada pessoa (fique a saber porque é que a cor dos mamilos - e também do pénis - é diferente).

4 - Os 'papinhos' na aréola têm uma finalidade. Com o nome de glândulas de Montegomery, estes papinhos são, como o nomes diz, glândulas sebáceas que deixam o mamilo lubrificado e protegido durante o período de gestação e aleitamento. O tamanho e a quantidade destas glândulas varia de mulher para mulher e da fase da vida em que se encontra.

5 - Os mamilos podem ter pelo. Algumas pessoas possuem pelos na zona na aréola, algo que afeta cerca de 30% das mulheres e que é completamente normal. Em caso de desconforto, o melhor é consultar um médico para saber qual a melhor forma de remoção dos pelos.

6 - Fazer piercings nos mamilos pode trazer alguns riscos para a saúde. Além do risco de infeção, este brinco pode ainda afetar a capacidade da mulher amamentar, aumentar as reações alérgicas e causar irritação.

7 - Os mamilos podem perder fluídos. Diz a publicação que é também completamente normal os mamilos perderem algum tipo de fluído claro, algo que acontece quando se dá algum tipo de estimulação, seja através do sexo ou do exercício, por exemplo. Porém, quando esta perda de fluído passa a ser muito recorrente e vem acompanhada de sangue, pode-se estar perante um desequilíbrio hormonal, um quisto ou uma infeção, explica o médico Shah.

8 - É possível que as pessoas tenham mais do que dois mamilos. Pode soar a estranho, e é, pois trata-se de uma condição rara, mas existe a possibilidade da mesma pessoa ter três ou mais mamilos, podendo estar localizados dos pés à cabeça, literalmente.

9 - Os mamilos podem mudar de cor durante a gravidez. As mudanças hormonais comuns nesta fase da vida feminina podem levar a que os mamilos fiquem mais escuros e até ganhem mais algum pelo.

10 - É possível manter o mamilo mesmo quando se tem cancro da mama. É comum pensar na retirada do mamilo quando vêm à cabeça as cirurgias de remoção de tumores mamários, mas é possível que este não seja totalmente retirado ou não seja retirado de todo.

11 - É possível voltar a 'ter' mamilos através de tatuagens. Um dos complementos à reconstrução mamária é a tatuagem na zona onde a mama foi cortada, sendo que muitas pessoas tendem a querer o desenho de um mamilo.

12 - É possível ter um orgasmo através da estimulação mamária. Diz a publicação que algumas mulheres conseguem obter o orgasmo apenas com a estimulação dos mamilos, uma das partes do corpo que estimula as mesmas áreas cerebrais do que a vagina, por exemplo.

13 - A estimulação mamária pode induzir o parto. Uma vez que o ato aumenta a produção de oxitocina, é possível induzir o parto ao estimular os mamilos.

14 - A amamentação pode causar dores intensas. São várias as mulheres que associam o ato de amamentar a "vidros nos mamilos", contudo, a intensidade da dor depende de pessoa para pessoa. Apesar da dor ser normal quando a mulher está a amamentar, os médicos destacam que insuportável não é normal, devendo-se procurar um médico nestes casos.

15 - Os mamilos são uma parte importante nos auto-exames. Durante a apalpação para rastreio do cancro da mama, deve-se incluir também o mamilo, zona onde possível nódulos podem ser mais salientes.

16 - A pele em torno dos mamilos pode ficar 'seca'. Apesar de possuir glândulas de hidratação, a pele em torno dos mamilos é propensa a irritações e pode mesmo ganhar um aspeto mais seco, algo que pode ser desencadeado pelo tecido do sutiã, por exemplo.

17 - Pele da mama e do mamilo mais seca pode ser um sinal de cancro. Quando a secura é duradoura e até causa comichão, pode-se estar perante um eczema ou um determinado tipo de dermatite, a doença da mama de Paget, que está associada ao cancro nessa região do corpo.

18 - A inflamação no mamilo é um alerta. Quando a mamilo ganha um tom mais avermelhado, fica irritado, quente e doloroso, existe uma possibilidade de estar inflamado, algo que, no caso da amamentação, pode indicar uma mastite.

19 - Os mamilos podem ganhar manchas... e isso nem sempre é um sinal de cancro. Apesar do aparecimento de marcas novas junto aos mamilos ser um motivo de preocupação, a revista destaca que existem manchas em tons mais escuros ou castanhos que são completamente normais.

20 - Os mamilos ficam eretos devido a células nervosas. Esteja frio ou haja algum tipo de contacto mais estimulante e eis que os mamilos ficam eretos. A causa, diz um estudo publicado no ano passado na Nature Neuroscience, deve-se a células nervosas do sistema nervoso simpático, que faz com que o mamilo fique ereto como resposta a estímulos físicos, sendo que algumas pessoas têm uma maior sensibilidade do que outras (algo que se deve ainda a hormonas, como lhe explicámos aqui).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório