Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 16º

Vale mesmo a pena incluir estas sementes na alimentação diária

Dão uma textura mais crocante às refeições e oferecem um vasto leque de nutrientes e benefícios para a saúde. Dê as boas-vindas às sementes.

Vale mesmo a pena incluir estas sementes na alimentação diária
Notícias ao Minuto

23:00 - 08/09/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Há quem diga que as sementes são 'comida de pássaros'. Sim, até podem ser, na sua essência, isso, mas são também comida de quem pretende ter um estilo de vida mais saudável e uma alimentação mais diversificada, nutritiva e até mesmo divertida.

Usadas frequentemente como topping de iogurtes e smoothies, as sementes podem ainda ser usadas na sopa, nas saladas e nas mais variadas receitas, seja como ingrediente chave de um pão feito em casa, ou como um acompanhamento de um bolo.

De acordo com o El País, as sementes não são apenas saborosas e crocantes, conseguem ainda reforçar o sistema cardiovascular, ajudar a perder peso e também a mantê-lo saudável, a prevenir certos tipos de cancro e ainda a melhorar as funções cognitivas, tendo um impacto imediato e a longo prazo na prevenção de um sem fim de patologias.

Mas, que sementes devemos afinal comer? Várias. Na verdade, todas as sementes que são classificadas como comestíveis têm algum tipo de benefício para a saúde, porém, existem sete que valem mesmo a pena incluir na alimentação diária. São elas:

1 - Semente de girassol. Rica em vitamina E e ácido fólico, esta semente de sabor adocicado é aliada da boa saúde cardiovascular, conseguindo atuar diretamente no controlo dos níveis de colesterol (à boleia da ação dos seus fitoesterois). Esta semente contém ainda magnésio (bom para os músculos e mente) e ainda selénio (antioxidante).

2 - Semente de abóbora. Não se trata de uma questão de aproveitar as 'sobras' da abóbora, mas sim de recorrer a uma semente rica propriedades que melhoram o estado físico e mental da mulher durante a menopausa e pós-menopausa. Além de interferir positivamente no humor, esta semente é ainda amiga do coração e da próstata.

3 - Quinoa. Este pseudocereal pode ser usado como substituto do arroz ou como topping de saladas, sopas, iogurtes, sumos, smoothies, etc. É rico em cálcio, magnésio, manganês, vitamina B e vitamina E, fibra e ainda proteína.

4 - Semente de cânhamo. Embora seja 'familiar' da canabis, esta semente é segura para consumo e altamente benéfica. Cerca de 40% da sua composição é fibra, mas há mais protagonistas: proteína de alto valor biológico, vitamina E e zinco.

5 - Semente de chia. Completamente em voga, estas sementes são uma excelente fonte de energia, ajudando não só a melhorar o rendimento físico e mental, como também a tonificar os músculos.

6 - Semente de sésamo. Pequena de tamanho, mas 'gigante' de nutrientes: cálcio, magnésio, zinco, fibra, ferro, vitamina B1 e fósforo. Esta semente ajuda a regular o colesterol e tem um impacto positivo na saúde do fígado.

7 - Semente de linhaça. Consumida preferencialmente depois de triturada, esta semente é uma autêntica fonte de fibra, atuando na regulação do peso e do colesterol. A hipertensão pode também ser combatida com esta semente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório