Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Más notícias, tentar desinfetar a esponja da loiça pode piorar as coisas

Estudo revela que, afinal, o esforço para desinfetar a sua esponja da loiça pode não valer de muito.

Más notícias, tentar desinfetar a esponja da loiça pode piorar as coisas
Notícias ao Minuto

16:02 - 01/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Recentemente um estudo revelou que uma simples esponja pode acumular 680 milhões de fungos e bactérias em apenas 15 dias de utilização.

Para combater esta acumulação de fungos e bactérias, os investigadores da Faculdade DeVry Metrocamp recomendavam que se colocasse a esponja no micro-ondas por dois minutos à potência máxima, mas agora um novo estudo vem dizer que este método, além de ser ineficaz, pode deixar a esponja ainda mais suja.

O estudo publicado na revista Nature Scientific Reports descobriu que as esponjas que são desinfetadas regularmente (sejam elas fervidas ou levadas ao micro-ondas), na realidade, tinham uma maior percentagem de bactérias patogénicas (que podem provocar doenças).

Como reporta o Insider, os investigadores destacaram que apesar de estes métodos de desinfeção das esponjas da loiça reduzirem de forma razoável a concentração de bactérias, os dados que recolheram revelaram que “as esponjas que são regularmente desinfetadas não continham menos bactérias do que as outras que não eram desinfetadas. Além disso, esta limpeza especial ainda aumentava a abundância relativa [de bactérias patogénicas]. Presumivelmente, as bactérias resistentes sobrevivem ao processo de saneamento e rapidamente re-colonizam os nichos libertados até chegarem a uma abundância similar à pré-desinfeção."

Ou seja, quanto mais tentar desinfetar a sua esponja da loiça, mais resistentes e rápidas ficaram as bactérias que sobram, colonizando a sua esponja com ainda mais bactérias novas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório