Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Síndrome do ovário poliquístico. Dicas para melhorar a qualidade de vida

Esta condição afeta diretamente o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres.

Síndrome do ovário poliquístico. Dicas para melhorar a qualidade de vida
Notícias ao Minuto

17:43 - 30/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A síndrome do ovário poliquístico é uma doença endocrinológica que afeta uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva e que é provocada por um desregulamento hormonal.

Na presença desta condição, os ovários deixam de ser capazes de produzir progesterona e estrogénio em quantidades adequadas e passam a produzir de forma excessiva testosternona, o que faz com que aconteça um crescimento quistos.

Esta condição afeta não só o bem-estar das mulheres, como pode mesmo comprometer a sua qualidade de vida, uma vez que os sintomas mais comuns incluem períodos menstruais irregulares com fluxos instáveis, ausência de menstruação (amenorreia), acne, excesso de pelos e obesidade.

Para atenuar as consequências desta condição, existem alguns truques que as mulheres devem ter em conta. Um deles, conta o site Food Matters, é o equilíbrio alimentar, devendo existir um controlo no consumo de proteína e hidratos de carbono. Estes dois macronutrientes devem ser consumidos diariamente em quantidades semelhantes, de forma a que os níveis de insulina se mantenham estáveis e, com isso, as hormonas fiquem reguladas.

Ter uma alimentação consciente e que inclua alimentos orgânicos, naturais e, sobretudo, nutritivos é igualmente importante, assim como dar preferência a alimentos com um baixo nível glicémico, uma vez que promovem uma maior saciedade e níveis de energia mais duradouros, evitando os picos de açúcar no sangue.

Como não poderia deixar de ser, também a atividade física é importante, especialmente nos períodos de maior dor. Um estudo citado pelo site indica que o treino de resistência consegue melhorar os níveis de insulina e, com isso, estabelecer um maior controlo das hormonas.

Por fim, mas não menos importante, está o consumo moderado de café, visto que consumir mais do que quatro cafés por dia aumenta os níveis de estrogéneo em 70%, o que faz agravar ainda mais o desregulamento hormonal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório