Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

'Casa da Esclerose Múltipla' mostra como é viver com a doença

Ação de sensibilização vai percorrer o país para tentar mostrar como é viver com esta doença.

Notícias ao Minuto

22:21 - 08/03/17 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sensibilização

Na Casa da Esclerose Múltipla é possível, através da experimentação física e virtual, perceber um pouco melhor como é viver com esta doença.

Quais são as principais dificuldades e limitações que as pessoas com Esclerose Múltipla (EM) sentem nas tarefas diárias? A Casa da Esclerose Múltipla tem, por exemplo, na sala um sofá mais baixo do que o normal e um tapete de água para lhe dar a sensação de desequilíbrio que as pessoas com esta doença têm; na cozinha, um gesto tão simples como pegar numa caneca pode exigir um imenso esforço e na casa de banho, o espelho vai apresentar uma imagem desfocada.

Todas estas características levam a que as pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla tenham que se adaptar a uma nova realidade. A Casa da Esclerose Múltipla é uma ação de sensibilização da Merck, realizada no âmbito do Congresso Internacional de Esclerose Múltipla que tem lugar entre os dias 9 e 11 de março, na Ordem dos Médicos, do Porto, e vai percorrer o país ao embalo de vários eventos médicos para mostrar como é viver com esta doença.

Segundo informa um comunicado enviado às redações, nesta casa também será possível “navegar no sistema nervoso do doente, através de uns óculos de Realidade Virtual, e observar as lesões na mielina e o impacto que estas têm ao nível da função afetada, através do visionamento de pequenos vídeos selecionados que o participante pode selecionar com os olhos, quando a lesão é focalizada”.

Bruno Wohlschlegel, Diretor-Geral da Merck em Portugal, destaca: “Hoje em dia, os avanços terapêuticos na área da EM já permitem que as pessoas prossigam a sua vida e consigam manter uma atividade profissional. Contudo, para as pessoas que sofrem desta doença é de suma importância criar uma maior consciencialização sobre o tema e daí surge a Casa da EM.”

A EM é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC). Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000.

Depois do Congresso Internacional de Esclerose Múltipla do Porto, a Casa da EM segue para o Congresso da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, prometendo surgir em outros momentos ao longo do ano de 2017.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório