Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Principiante ou não, consumo de proteína após o treino deve ser o mesmo

Estudo faz cair por terra a velha máxima de que as pessoas que treinam há mais tempo devem consumir maiores quantidades de proteína depois do treino.

Principiante ou não, consumo de proteína após o treino deve ser o mesmo
Notícias ao Minuto

14:20 - 25/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Na hora de definir a quantidade de proteína a ingerir depois do treino, não é a quantidade de massa muscular que a pessoa tem que deve ser levada em conta, nem tão pouco há quanto tempo treinam. O que realmente importa é o tipo de exercício que faz.

Um recente estudo reuniu universidades da Escócia, do Canadá e do Reino Unido vem, agora, deitar por terra a velha máxima de que as pessoas que treinam há mais tempo devem consumir maiores quantidades de proteína depois do treino. Como conta o site Spector Health, que divulgou a investigação, quando o atleta realiza um treino de força (como musculação ou levantamento de pesos), a reconstrução do músculo acontece de uma forma mais eficaz quando são ingeridos 40 gramas de proteína após a atividade e não os 20-25 gramas até agora recomendados.

O estudo contou com a participação de jovens atletas, que foram separados em dois grupos: um em que a massa corporal superava os 70 quilos e outro em que a massa corporal não atingia os 65 quilos.

A capacidade de crescimento do músculo foi analisada em todos os participantes, que, aleatoriamente, foram ainda aconselhados a consumir 20 ou 40 gramas de proteína de soro de leite (whey) após o treino.

Depois de obterem os resultados dos marcadores biológicos e das biopsias musculares – métodos usados para avaliar a evolução muscular após o treino – os investigadores concluíram que a recuperação e desenvolvimento do músculo foi maior naqueles que consumiram 40 gramas de proteína e independentemente da massa muscular que tinham antes da experiência e do histórico de treino que tinham (ou seja, se eram principiantes ou não).

A conclusão do estudo foi publicada na Physiological Reports.

O consumo de proteína por parte de atletas, seja através de alimentos ou de suplementos, deve ser sempre aconselhada por um especialista ou por um médico, de forma a que as necessidades de cada um sejam asseguradas.

A proteína é um nutriente presente em vários alimentos de origem animal e vegetal, como pode ver aqui e aqui. Para compreender melhor como atua a proteína, nada como ficar a conhecer os principais mitos desvendados e os sinais que o corpo dá quando se verifica uma carência deste nutriente na saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório