Seis grandes mitos sobre a proteína

A proteína é o macronutriente preferido dos desportistas, contudo, o seu consumo é ainda alvo de muitos mitos.

Seis mitos sobre a proteína

© iStock

Daniela Costa Teixeira
22/07/2016 13:17 ‧ 22/07/2016 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Explicação

Há quem faça da proteína o nutriente principal da alimentação e há quem o desvalorize por completo. O equilíbrio é a melhor opção, tal como diz o professor de Ciência Alimentar Jamie Baum: “Juntar mais proteína às refeições não é saudável”.

Mas embora a proteína seja mais vezes privilegiada do que desvalorizada, são ainda muitas as ideias erradas em torno deste nutriente. Segundo a revista Prevention, são seis os principais mitos relacionados com a proteína:

MITO 1 - Comer mais proteína é sinónimo de ter mais músculo.

O músculo apenas é capaz de se regenerar com os aminoácidos presentes na proteína, contudo, o exercício físico tem um papel tão ou mais importante, tal como os hidratos de carbono,que servem como principal combustível de energia.

MITO 2 – Todas as proteínas são iguais.

Existem proteínas de origem animal e proteínas de origem vegetal e embora o macronutriente principal seja o mesmo, a quantidade e tipo de aminoácidos presentes nunca é igual, o que faz de uns alimentos melhores fontes proteicas do que outros. Os produtos de origem animal e a quinoa são exemplos de proteínas completas, ou seja, são as únicas proteínas com todos os aminoácidos essenciais para o organismo.

MITO 3 – Quanto mais proteína, melhor.

Tal como diz o professor de Ciência Alimentar Jamie Baum: “Juntar mais proteína às refeições não é saudável”. E isto porque uma sobrecarga deste nutriente pode ter um impacto nocivo no organismo, danificando os rins.

MITO 4 – O consumo de proteína é fundamental logo após o treino.

Diz ainda o especialista que apenas as pessoas que praticam culturismo ou desportos muito intensos, como as ultra-maratonas, precisam de um consumo de proteínas após o treino.

MITO 5 – O cansaço está relacionado com um consumo insuficiente de proteína.

Ao contrário do que as pessoas pensam, o cansaço pode ser uma consequência da falta de hidratos de carbono e não de proteína.

MITO 6 – Comer mais proteína ajuda a perder peso.

A proteína é uma fonte de saciedade, mas claro, tudo depende das quantidades e das combinações feitas – se forem adicionadas gorduras saturadas, o consumo de proteína apenas vai fazer engordar.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas