Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ter horários flexíveis pode não ser assim tão benéfico… para si

Investigadora alerta que este tipo de horários tenta os funcionários a trabalhar horas a mais.

Ter horários flexíveis pode não ser assim tão benéfico… para si
Notícias ao Minuto

10:57 - 19/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Imagine que trabalha sem horários. Graças a esse benefício aproveitaria para passar mais tempo com a família e amigos? Ou acabaria por estar sempre a trabalhar e ter trabalho ‘espalhado’ por toda a sua vida pessoal?

Muitas pessoas nem têm de imaginar esta situação. E, apesar de muita gente ambicionar deixar de ter horários, a Dra. Heejung Chung, professora de sociologia na Universidade de Kent, alerta que os horários de trabalho flexíveis tentam as pessoas a trabalhar mais. E já sabemos como trabalhar demais faz mal.

A especialista explica que as pessoas tratam esta ‘liberdade’ como um presente, que retribuem com mais trabalho, e tendencialmente com horas a mais de trabalho.

Destaca que esta é também a conclusão de dois estudos realizados por colegas dela – Yvonne Lott e Mariska van Horst – que apontam que assim que os trabalhadores têm mais controlo sobre os seus horários tendem a trabalhar mais, por mais horas e até a levar o trabalho para os momentos de lazer em família.

Os estudos apontam ainda uma diferença entre géneros, pois as mulheres não são pagas da mesma forma que os homens quando pedem um horário flexível por ‘razões pessoais’ - como os filhos, por exemplo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório