Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Podemos ficar viciados na exposição solar?

Ficar com a pele o mais bronzeada possível é um dos objetivos mais comuns no verão. Será por vício?

Podemos ficar viciados na exposição solar?
Notícias ao Minuto

22:00 - 19/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Verão

Quantas vezes já não ficou ou viu alguém deitado ao sol nas horas de maior perigo? Possivelmente muitas, mas esta é uma situação recorrente e pode ser o espelho dos dois piores lados do verão: as más escolhas e o vício na pele bronzeada.

Como conta o The Wall Street Journal, ainda não é possível saber se uma pessoa pode ou não ficar viciada na exposição solar, contudo, um estudo realizado em 2014 revelou que quanto mais tempo os ratos estiveram expostos aos raios ultravioleta (UV), maior foi a libertação de endorfina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar.

Mas esta sensação de bem-estar pode estar presente nas pessoas pelo simples facto de gostarem de ter a pele bronzeada e de fazerem de tudo para a conseguir, nem que para tal tenham que fazer as tais más escolhas, como ir ao solário, não usar protetor, aplicar bronzeador e ficar ao sol nas horas mais perigosas, entre as 11h00 e as 16h00. Não se pode chamar vício, mas é possível que em alguns casos se esteja perante uma obsessão.

À publicação, o psiquiatra Frances R. Levin revela que a exposição solar ainda não pode ser considerada um vício por não se enquadrar no perfil desta patologia, que implica incapacidade de controlo, impacto social negativo e abstinência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório