Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Sucesso da dieta depende muito dos seus genes

Já se perguntou porque é que a dieta que fez deu resultado com determinada pessoa e não consigo? A resposta é simples: tudo depende da genética de cada um.

Sucesso da dieta depende muito dos seus genes
Notícias ao Minuto

23:24 - 18/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

É tudo uma questão de genes. Esta é a conclusão de um estudo da North Carolina State University, nos Estados Unidos, que provou que o sucesso de uma dieta depende, acima de tudo, da genética de cada um.

Para o estudo, os investigadores norte-americanos recorreram a ratos de laboratório em que cada um foi submetido a uma das quatro dietas selecionadas: Ocidental, Japonesa (tendo sido adicionado um extrato de chá verde), Mediterrânea (com extrato de vinho tinto) e Atkins (cujo consumo de gorduras é maior do que a ingestão de hidratos de carbono). Durante seis meses, os ratos comeram o que quiseram da dieta que lhes calhou, tendo os investigadores anotado quantidades.

Passado esse período, os investigadores passaram ao processo de análise do estado de cada rato. Conta o Independent que os investigadores descobriram que uma determinada cepa genética fez com que alguns ratos ficassem obesos e com problemas de fígado quando seguiram a dieta ocidental, contudo, essa mesma origem genética nada fez na dieta Atkins. Por seu turno, uma cepa genética diferente já foi associada à obesidade e a sinais de síndrome metabólico dos ratos que seguiram a dieta Atkins, uma das mais famosas entre as pessoas do fitness. Contudo, essa mesma base genética mostrou-se benéfica para os ratos que comeram como os ocidentais.

Para os investigadores, o sucesso de uma dieta depende de muitos fatores (quantidade e qualidade da comida, exercício físico, problemas de saúde, etc,), mas a genética jamais deve deixar de entrar na lista, podendo ser o aspeto mais determinante na dificuldade de perder peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório