Os suplementos parecem ser algo milagrosos e conseguir tratar qualquer tipo de problemas. Se não forem indicados por um especialista, podem acabar por trazer alguns problemas. Uma farmacêutica revela alguns tipos de suplementos que deve evitar tomar uma vez que podem estar relacionados com alguns problemas de saúde e não só.
Sejam suplementos de vitaminas, minerais e até proteínas, a verdade é que são várias as opções que se encontram em farmácias e não só. Mas será que são todos benéficos? Grande parte das pessoas acabam por tomá-los sem nenhum tipo de acompanhamento e aí é que pode estar um dos problemas.
Ao 'website' Only My Health, a farmacêutica Abdur Rehman deixou um aviso sério sobre três destes tipos de suplementos que podem trazer consequências.
Leia Também: Especialista revela 5 cuidados que deve ter com o cabelo durante o verão
Suplementos para a pele e para o cabelo
"Alguns destes produtos incluem ingredientes extras, como ashwagandha e ginseng, que se acredita que podem ajudar a tornar o cabelo mais forte. Esses produtos têm crescido em popularidade, mas são principalmente promovidos por celebridades e influenciadores nas redes sociais, com pouco envolvimento de profissionais de saúde qualificados", avisa a farmacêutica.
Revela que apesar da utilização algo generalizada, este tipo de suplementos não encontra na ciência uma prova de que possam realmente ser benéficos e melhorar as condições da pele e do cabelo.
A especialista diz mesmo que grande parte dos estudos que existem sugerem que pessoas que os suplementos para o cabelo trazem vantagens para quem tem uma algum tipo de deficiência nutricional prévia.
Vitaminas em gomas
"Mesmo que suas vitaminas em goma não contenham açúcar, provavelmente contêm muitos adoçantes, como sumos de frutas com alto teor de açúcar ou álcool de açúcar, o que pode causar desconforto digestivo", avisa a profissional.
Este é outro tipo de suplementação muito usada e que pode não ser tão vantajosa quando as embalagens e as pessoas que os promovem dizem. "Acabam por ser doces mais sofisticados e o consumo regular pode levar ao agravamento de problemas, como é o caso da obesidade, doenças cardiovasculares e cáries, muito devido ao açúcar adicionado e aos conservantes que podem conter. Assim, é importante evitar e confiar em fontes naturais de vitaminas", sugere.
Suplementos de ferro e cálcio
A especialista refere que este tipo de suplementos não devem ser tomados em conjunto, uma vez que acabam por 'competir' na absorção do trato gastrointestinal. Desta forma, acabam por perder alguma da sua eficácia.
"Tanto o cálcio como o ferro são absorvidos no intestino pelas mesmas vias, e vice-versa. Portanto, tomados em conjunto, podem praticamente ser anulados. É por isso que, quando os toma juntos após uma refeição, pode não funcionar da forma como deveriam", explica.
Suplementos a evitar com o café
Rhian Stephenson, terapeuta nutricional, citada na Glamour, revelou quais os suplementos que deve evitar com o café. O ferro é um deles. "A cafeína pode inibir a absorção de suplementos de ferro, algo que também acontece ao ferro presente nos alimentos."
Também a vitamina D deve ser evitada. "Alguns estudos mostraram que podemos experimentar uma diminuição induzida pela cafeína na expressão do recetor da vitamina D, resultando em níveis mais baixos nas pessoas que bebem mais cafeína."
Por fim, atenção às vitaminas C, do complexo B, magnésio e potássio. "Como a cafeína tem um efeito diurético, pode aumentar a excreção de vitaminas B e vitamina C."
Leia Também: Suplementos essenciais para quem passou dos 30 anos