Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Aprenda a prolongar os benefícios do pós-treino

Quem treina de manhã deve ter uma especial atenção a estas dicas.

Aprenda a prolongar os benefícios do pós-treino
Notícias ao Minuto

12:10 - 12/07/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Os treinos de intensidade, como o HIIT, são conhecidos por prolongar o gasto calórico mesmo depois da atividade física estar concluída. Mas, e se lhe dissermos que pode fazer o mesmo com qualquer outra atividade?

Essa é a ideia defendida pela instrutora Isadora Baum, que, com a ajuda de outros especialistas na área do fitness e da alimentação, revelou ao site Bustle as melhores formas de prolongar os benefícios do pós-treino. Embora as dicas dadas pela especialista possam ser aplicadas a qualquer tipo de atividade, acabam por ser mais eficazes quando o treino é feito de manhã – o que faz com que os resultados sejam notórios ao longo do dia, especialmente durante o trabalho.

De acordo com a publicação, um dos primeiros hábitos a adotar é a ingestão frequente de água durante o treino e ao longo do dia, que não só mantém o corpo hidratado, como melhora o humor e o estado de alerta. Evitar o consumo de alimentos processados depois do treino é outra recomendação a ter em conta e, sim, incluem-se as barritas de cereais e outros alimentos ricos em açúcar e gorduras.

Mas continuando no pós-treino, a alimentação é um dos fatores mais importantes, devendo-se dar prioridade a alimentos nutritivos e com gorduras boas, que aumentam a hormona da felicidade, a serotonina, e reduzem o risco de inflamação – evitando possíveis lesões musculares ou a sensação de pernas pesadas depois do treino.

Embora o café esteja associado a uma melhor performance no treino, a cafeína deve ser evitada depois de concluir a atividade física, uma vez que o corpo tem já energia suficiente e a ingestão de cafeína pode ter um efeito contrário, levando a picos e quedas de energia desnecessárias. E se o objetivo é manter a energia e, simultaneamente, cuidar dos músculos, nada como consumir as proteínas mais adequadas, isto é, as versões magras e isentas de gorduras saturadas. Como diz a especialista, comer entre 20 a 30 gramas de proteína depois do treino é essencial para manter o metabolismo acelerado.

Depois do treino é ainda importante controlar os níveis de stress – uma vez que o aumento desta sensação pode deitar por terra todo o esforço feito – e apostar ainda no consumo de potássio, para que os músculos fiquem relaxados, mas ativos na mesma.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório