Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Perda do cromossoma Y pode desencadear Alzheimer

Os homens que apresentam uma perda do cromossoma Y das células do sangue correm um maior risco de desenvolver Alzheimer.

Perda do cromossoma Y pode desencadear Alzheimer
Notícias ao Minuto

14:10 - 31/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Mente

Um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, veio encontrar mais um possível impulsionador da doença de Alzheimer. Conta a investigação, publicada este mês no American Journal of Humam Genetics, que os homens que apresentam uma perda do cromossoma Y das células do sangue podem correr um maior risco de desenvolver esta doença cognitiva.

O estudo contou com a participação de investigadores do Reino Unido, da França, dos Estados Unidos e do Canadá e analisou 3.200 homens com uma média de 73 anos, lê-se na Health.

Do total de participantes, 17% tinham uma perda do cromossoma Y, condição normal e recorrente com o envelhecimento, e aqueles que já padeciam de Alzheimer foram também diagnosticados com uma perda deste cromossoma.

Embora os próprios cientistas confessem que a relação entre a carência do cromossoma e a doença cognitiva não seja ainda clara, destacam que a conclusão pode dar azo a novas investigações na área.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório