Embora não seja uma tradição tipicamente portuguesa, cada vez mais noivas decidem escolher as suas amigas mais chegadas para as acompanharem ao altar.
As damas de honor têm ganho destaque em cada vez mais casamentos portugueses, ficando uma questão no ar: porque vão todas vestidas da mesma cor?
Uma teoria antiga de Roma defendia que as damas de honor ajudavam a afastar os maus espíritos dos ex-amantes do casal. Assim, no dia do casamento estas iriam todas vestidas de igual para distrair os ex-namorados do casal para que este pudesse casar sem interrupções.
A professora catedrática da Universidade de Londres, Liz Glyon, vem agora desmentir essa versão da história.
Segundo a própria, a ideia das damas de honor surge de uma tradição antiga dos casamentos italianos em que eram necessárias dez testemunhas. Porém, não havia nada que as obrigasse a vestir da mesma forma.
Esta acredita que a tradição de se vestirem da mesma forma surgiu com as regras de etiqueta da corte e dos casamentos reais que remontam à cerimónia matrimonial da rainha Victoria em 1841.
“Estas ocasiões permitiam, e ainda permitem, que haja uma oportunidade do público intensificar o poder e o apoio à realiza”, conclui, rlembrando que existiam procissões pela cidade após o casamento.