Quem nunca ouviu a mãe ou a avó a dizer que não se deve ir para a rua com o cabelo ainda molhado porque isso nos irá deixar constipados ou com uma gripe?
O professor da escola médica da Universidade da Virgínia e fundador da organização ‘Common Cold’, Jack Gwaltney, explicou à Men’s Health que não é o cabelo molhado ao frio que provoca constipações, mas sim os vírus.
A melhor estratégia para evitar ficar constipado é: usar um desinfetante à base de álcool para eliminar os vírus das mãos e evitar a contaminação e, claro, continuar a lavar as mãos com frequência.
Mas pior do que as mãos, no que toca à propagação e contaminação por vírus que provocam constipações é mesmo o ar, por isso, evite o contacto e a proximidade com pessoas contaminadas.
Se já estiver infetado, o especialista sublinha que não deve limpar o nariz forçosamente, uma vez que assoar o nariz sem necessidade pode impulsionar o muco cheio de germes para o peito, provocando potencialmente uma inflamação e infeção secundárias.
Beliscar seu nariz ao espirrar poderá ter o mesmo efeito. Tossir ou espirrar com as narinas abertas num tecido (ajuda a reduzir o pingo do nariz), e tomar um anti-histamínico, também poderá ajudar, aconselha o especialista.