Quando vai a uma entrevista fica nervoso, as suas mãos começam a suar e não sabe o que fazer com elas? Lembre-se de que numa entrevista tudo conta e cada pormenor será utilizado para tirar conclusões sobre si.
O Business Insider publicou uma lista das melhores e das piores posições para colocar as mãos numa entrevista de emprego, de acordo com a opinião de vários psicólogos e especialistas em linguagem não-verbal.
Colocar as palmas das mãos para cima. Ao colocar as palmas das mãos voltadas para cima dá ênfase ao que está a dizer. Culturalmente, esta forma de colocar as mãos está associada a uma maior sinceridade, honestidade e submissão. Valores que é muito importante transmitir numa entrevista de emprego.
Juntar os dedos. Especialmente unir as pontas dos dedos serve para dar ênfase às palavras. Se reparar, é uma fórmula muito utilizada pelos políticos e pelos empresários nos seus discursos.
Nunca esconda as palmas das mãos. Virar as palmas das mãos para baixo é um sinal de dominação e agressividade, de acordo com os especialistas em linguagem corporal. Uma posição nada aconselhável numa entrevista de emprego, onde é importante mostrar respeito e submissão.
Nunca ponha as mãos na anca. Colocar as mãos na anca ou nos bolsos pode dar a entender que tem algo a esconder. Os especialistas em linguagem corporal desaconselham esta posição, especialmente no contexto laboral.
Nunca tamborile sobre a mesa. Bater com os dedos na mesa indica impaciência e essa é uma característica que não deve transmitir a um futuro empregador.
Não cruze os braços. Deve evitar cruzar os braços num entrevista de emprego uma vez que mostra uma atitude defensiva. É aconselhável que se mostre o mais aberto possível perante uma futura oportunidade laboral.