O que uma simples bebida pode revelar sobre um país

Refrigerante, sumo de fruta ou leite? A escolha pode revelar muito sobre um país e até mesmo sobre uma pessoa.

Bebidas com gás são tão prejudiciais ao fígado como o álcool

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
05/08/2015 22:18 ‧ 05/08/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Análise

Um estudo da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, vem revelar o que a escolha de uma bebida pode indicar sobre um país.

Para a análise, foram avaliados dados de 195 inquéritos alimentares, padrões de consumo de bebidas e a disponibilidade de alimentos em 187 países entre 1990 e 2010. Além disso, foram ainda classificados três tipos de bebidas mais comuns entre pessoas com mais de 20 anos: bebidas açucaradas (incluindo refrigerantes, bebidas energéticas, chás gelados, smoothies ou batidos), sumos de fruta e leite.

Em 2010, diz o estudo citado pela Time, o consumo de bebidas açucaradas era mais comum entre homens dos 20 aos 39 anos, já as mulheres com mais de 60 anos foram classificadas como as que menos ingeriam este tipo de bebida.

Contudo, esta investigação conseguiu encontrar relações entre países. Por exemplo, as nações onde os habitantes tinham maiores rendimentos, como é o caso da Nova Zelândia, eram as que consumiam mais sumos de fruta naturais, já os países mais ricos eram os que apresentavam maiores níveis de consumo de leite, como aconteceu com a Suécia e Islândia.

No que toca às bebidas açucaradas – que incluem ainda os sumos de fruta industrializados –foi a China o país com menor consumo, ao contrário dos Barbados, Trindade e Tobago e Caribe, em que a média de consumo diário excedia as três porções.

Segundo o autor do estudo, Gitanjali Singh, as bebidas gaseificadas são as preferidas entre as açucaradas, contudo o consumo mostra-se mais elevado entre pessoas com rendimentos médios. Já os países com extremos de riqueza e pobreza mostram uma menor incidência para a preferência desta bebida.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas