Novo estudo revela os pais com probabilidade de ter filhos autistas

O maior estudo parental feito até hoje revela quem são os pais com mais probabilidades de ter filhos com autismo. Ao todo, foram analisadas mais de 5.7 milhões de crianças.

Notícia

© PixaBay

Notícias Ao Minuto
09/06/2015 17:32 ‧ 09/06/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Existem novos dados que indicam a probabilidade de um casal ter um filho com autismo. Diz um estudo da Icahn School of Medicine, em Nova Iorque, que são as mães adolescentes, mães com mais de 40 anos, pais com mais de 50 anos ou casais com uma grande diferença de idades os mais propícios a esta situação.

O estudo, liderado por Michael Rosanoff e publicado na Molecular Psychiatry, é o maior até hoje feito e analisou, ao longo de cinco anos, mais de 5.7 milhões de crianças, das quais 30 mil tinham autismo.

Conta o Daily Mail que este estudo foi realizado em cinco países diferentes, Dinamarca, Israel, Noruega, Suécia e Austrália e que concluiu que o risco de uma criança sofrer de autismo sobe 66% nos casos em que o pai tem mais do que 50 anos, quando comparado com pais na casa dos 20. O risco torna-se menor (na ordem dos 28%) quando estes têm 40 ou mais anos.

No caso das mães com mais de 40 anos, a probabilidade de a criança padecer desta condição sobe 15%, contudo, se a criança nasce quando a mãe é ainda adolescente (isto é, com menos de 20 anos) o risco de autismo ronda os 18%.

A diferença de idades no casal é outro dos fatores que contribui para a doença. De acordo com a investigação, a incidência de autismo é maior quando os pais têm entre 35 e 44 anos e as mães têm dez anos a mais ou a menos. O mesmo acontece quando a mulher está na casa dos 30 e o homem tem dez anos a mais ou a menos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas