Um novo estudo publicado no British Journal of Ophthalmology revelou que com uma simples mudança na dieta é possível prevenir o aparecimento de miopia em crianças. A alteração de hábitos alimentares é fundamental.
Segundo a investigação, o consumo de ómega-3 pode ser a chave para proteger a saúde ocular dos mais novos. Já foi mostrado que o consumo de alimentos deste género pode potenciar a saúde, reduzir o risco de doenças cardíacas, demência e até cancro.
O estudo mostrou que crianças com menor ingestão de ómega-3 tinham maior probabilidade de vir a desenvolver problemas oculares associados à miopia. "O ómega-3 surge como um potencial fator dietético de proteção contra o desenvolvimento da miopia", revelou o médico Jason Yam, um dos autores do estudo.
Como a mudança na dieta ajuda a prevenir a miopia
Por outro lado, a investigação mostrou que gorduras saturadas, como manteiga, óleo de palma e até o consumo de miopia pode aumentar o risco de miopia. O estudo analisou mais de mil crianças entre os 6 e os 8 anos.
Os resultados mostraram que um quarto das crianças eram míopes e que tal estava relacionado com a falta de nutrientes como o ómega-3. Também 25% das crianças revelou um comprimento axial maior devido à falta de ingestão deste nutriente.
A maior ingestão de ómega-3 revelou-se um menor comprimento axial. A gravidade da miopia foi mais elevada em crianças com menor nível de consumo de alimentos com ómega-3.
Leia Também: Afinal, qual é a quantidade de proteína que deve consumir todos os dias?
Os investigadores apontam que são necessários mais estudos para perceber que outros tipos de fatores possam estar associados a este problema além da falta deste nutriente. Revelaram ainda que o consumo de ómega-3 possa também promover o fluxo sanguíneo para os olhos, o que promove um desenvolvimento saudável dos olhos.
Alimentos ricos em ómega-3 que podem ajudar a prevenir a miopia
As gorduras ómega-3 são ácidos gordos polinsaturados "indispensáveis para o nosso organismo, mas só se obtêm através da alimentação", refere a nutricionista Joana Pinho, numa publicação feita na rede social Instagram.
"Estes nutrientes têm uma forte ação anti-inflamatória, estimulam o bom funcionamento cerebral, e desempenham um papel fundamental nos processos de crescimento, desenvolvimento e reparação do organismo", aponta. Além disso, "promovem o bom funcionamento do sistema cardiovascular, ajudam na prevenção de diabetes e doenças neurodegenerativas", acrescenta.
Com tudo isto em mente, a nutricionista partilhou duas mãos cheias de alimentos ricos em ómega-3. Conheça-os:
1- Salmão;
2- Atum;
3- Sardinha;
4- Caranguejo;
5- Camarão;
6- Espinafres;
7- Brócolos;
8- Cogumelos.
9- Sementes de linhaça;
10- Sementes de chia.
Leia Também: Aposte nestes alimentos e perca gordura no braço num mês