Quem tem uma ‘air fryer’ só diz maravilhas deste equipamento. Contudo, é importante saber usá-lo para evitar problemas. Sabe tudo o que cozinhar e preparar no interior? Cuidado que existem alimentos que não devem ser colocados no interior do cesto.
A verdade é que nem todo o tipo de alimentos cozinha da melhor forma na 'air fryer'. Assim, convém saber o que não deve cozinhar com este equipamento. Sarah Hill tem um blogue de receitas e deixou algumas dicas ao ‘website’ Health.
Os alimentos que não deve cozinhar na 'air fryer'
1- Alimentos panados húmidos
"Sem óleo para que fiquem rijos, como na fritura, o revestimento tende a escorrer antes de ficar crocante e pode permanecer úmido mesmo depois que a proteína estiver cozida", começou por dizer a criadora de conteúdos. Esta massa acaba por escorrer no cesto e não fazer o efeito desejado. Assim, deverá apostar noutro tipo de panados.
2- Queijos moles e sem capa
Acaba por acontecer o mesmo se usar uma massa líquida. O queijo vai acabar por espalhar-se e não cozinhar como desejaria.
3- Vegetais com folhas verdes
Existem vegetais que podem ser boas escolhas para a 'air fryer', como batatas, brócolos, abóbora ou cogumelos. Por outro lado, rúcula e espinafres podem acabar por espalhar-se no cesto e cozinhar de forma irregular. Assim, é melhor usar alimentos mais pesados "que funcionam melhor".
Leia Também: Roupas cheirosas e impecáveis com vinagre. 5 dicas que tem de aprender
4- Milho e pipocas
"A maioria destas fritadeiras de ar não atinge o calor alto e constante necessário para que a pipoca cozinhe corretamente", revela Sarah Hill. O fogão ou até mesmo o microondas são as soluções mais indicadas.
Os erros que está cometer ao usar a 'air fryer'
Jamie Pronschinske, um dietista, citado no BestLife, explica que são tão adoradas porque "reduzem significativamente o tempo de cozedura e tendem a emitir menos calor, o que as torna ideais para cozinhar em climas quentes".
Para além disto, são eletrodomésticos muito versáteis e podem ser usados para o todo o tipo de receitas, mas, claro, existem algumas excessões. Conheça os erros que possa estar a cometer.
Encher demasiado o cesto da 'air fryer'
"Isto pode ser um problema, uma vez que as 'air fryers' dependem da rápida circulação do ar para cozinhar os alimentos de forma uniforme e, se o cesto ficar demasiado cheio, isso pode impedir que o ar quente chegue aos alimentos e circule corretamente", explica Clare Andrews, autora de livros de receitas.
Não utilizar as predefinições
"Estão definidas para a temperatura de cozedura recomendada de alimentos específicos e são totalmente intercambiáveis, permitindo que alimentos de diferentes tamanhos cozinhem uniformemente", afirma Zoe McClean da Breville.
Limpá-la com pouca frequência
"Por mais tentador que seja deixar a sujidade de um dia para o outro, isso pode causar uma acumulação de gordura e migalhas, levando a resíduos queimados, eventualmente a fumo e, por vezes, um odor bastante desagradável", explica Clare Andrews.
Não agitar o cesto ou virar os alimentos a meio do tempo de cozedura
Fazer "isto garante que os alimentos ficam bem estaladiços por todo o lado", acrescenta.
Leia Também: Os alimentos que nunca deve guardar na porta do frigorífico