Assim que chega a casa, vindo das compras, é normal que retire tudo para guardar nos locais indicados. Na hora de colocar alguns alimentos no frigorífico, existem alguns que não devem ir para a zona da porta deste equipamento. Existem alguns riscos que está a correr.
O melhor é ter cuidado e colocá-los noutras áreas do equipamento. Esta acaba por ser uma zona mais quente do frigorífico e pode estragar os alimentos. O 'website' EatingWell revelou o alimentos que nunca deve guardar na porta deste equipamento. Saiba tudo e perceba as razões.
Leite
Pode parecer mais conveniente, uma vez que é mais fácil de retirar, contudo é mesmo a pior opção. As temperaturas mais altas podem levar ao aparecimento de bactérias. Assim, colocar o leite nesta zona pode aumentar as hipóteses de estragar o leite. A recomendação é que aposte numa área onde as temperaturas são mais baixas, como perto das paredes.
Ovos
Existem vários frigoríficos que têm suporte para colocar os ovos na zona da porta. Ainda assim, não é uma boa escolha uma vez que a temperatura não é a ideal. Assim, o melhor é serem colocados numa das prateleiras, onde a temperatura é constante. Explicam ainda que devem ser mantidos na caixa original que os protege mais e evita a perda de humidade.
Leia Também: O que não deve esquecer de limpar em casa antes do final do verão
Carnes e aves
Sempre que cozinha este tipo de alimentos é importante ter atenção à forma como as trabalha. Assim, o armazenamento deve também ser o mais correto. Se tiver a carne ainda nas caixas, os sucos podem acabar por escorrer. Mais uma vez, as temperaturas também não são estáveis o que pode levar a carne a estragar-se.
Frutas e vegetais
Mais uma vez, a porta pode ser de fácil acesso de os quiser usar na cozinha, contudo a porta não é o mais indicado. Vários frigoríficos têm prateleiras específicas para deixar este tipo de alimentos. É nestes espaços que é possível controlar melhor a humidade. Ficam também numa zona separada de outro tipo de alimentos.
Queijo
Tal como as frutas e vegetais, também o queijo deve ser colocado noutra zona do frigorífico, sem ser a porta. A diferença de temperatura pode não ser o ideal e assim o melhor é procurar uma gaveta. É um espaço mais frio e assim consegue reter melhor a humidade.
Limpe o frigorífico em apenas 20 segundos
Como este eletrodoméstico está sempre cheia de comida, limpá-lo pode ser um incómodo, e é por isso que muitos de nós adiamos essa tarefa importante.
Felizmente, o Real Simple elaborou um guia minuto a minuto para o ajudar a fazer uma limpeza completa do seu frigorífico em apenas 20 minutos. Siga os vários passos.
1- Desligue o frigorífico da tomada. Deslize uma escova espiral por baixo da placa de proteção da unidade (o painel retangular logo acima do piso) para remover a poeira.
2- Esvazie o conteúdo. Deite fora tudo que estiver fora de validade num saco de lixo. Recicle recipientes de vidro e plástico.
3- Retire as gavetas e coloque-as no lavatório. Esfregue-as com uma esponja, água morna e detergente líquido. Deixe-as secar ao ar livre.
4- Borrife o interior com um spray multiusos. Limpe as paredes e, de seguida, cada prateleira. Não se esqueça da borracha de vedação da porta. Use uma escova de dentes velha e um pouco de produto multiusos para remover a sujidade das frestas.
5- Ligue o frigorífico. Recoloque as gavetas. Coloque os alimentos de volta, limpando potes e garrafas.Adicione o bicarbonato de sódio.
6- Limpe o exterior. Para aço esmaltado: use um produto multiusos e papel de cozinha. Para aço inoxidável: Humedeça um pano de microfibras com vinagre branco destilado e esfregue na direção dos veios da madeira.
Leia Também: Roupas cheirosas e impecáveis com vinagre. 5 dicas que tem de aprender