Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

O regresso às aulas está aí. Como ajudar os miúdos a gerir a ansiedade?

A My Nametags em colaboração com Joana Teixeira, psicóloga comunitária com vasta experiência junto do público juvenil, criou algumas dicas para ajudar as crianças neste processo.

O regresso às aulas está aí. Como ajudar os miúdos a gerir a ansiedade?
Notícias ao Minuto

22:03 - 31/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bem-estar infantil

Estão quase a recomeçar as aulas dos mais pequenos, altura em que algumas crianças tendem a criar alguns receios e a ficar ansiosas, principalmente quando há mudança de ciclo ou de escola.

"A relação com os colegas é uma das maiores questões e expetativas das crianças. O que vestir ou que material levar no primeiro dia de aulas é, muitas vezes, uma enorme preocupação e até um fator de ansiedade", pode ler-se num comunicado da My Nametags. Nesta fase, "é indispensável o envolvimento das famílias e o seu acompanhamento". 

Leia Também: Pedimos a nutricionista ideias de lanches saudáveis a levar para a escola

"É na forma como falam, no que vestem, nos materiais escolares e até nos sítios que frequentam que os jovens encontram as diferentes formas de se expressar. No entanto, desde pequeninos é importante deixarmos que sejam as crianças a criar o seu caminho, sempre com o acompanhamento das suas figuras de referência", explica a psicóloga Joana Teixeira. "A base de tudo isto é os pais ou cuidadores estarem alerta e disponíveis para ouvir o que as crianças têm a dizer, aprender a interpretar os seus sinais e deixarem os julgamentos ou ideias pré-concebidas de lado", reforça, sublinhando que "guiar sem restringir é uma enorme aprendizagem para os pais, mas essencial para a autonomia dos filhos e para o seu desenvolvimento".

Para tornar esta tarefa mais fácil, eis algumas dicas:

Pratique a escuta ativa

"Conversar com a criança, compreender as suas expectativas e os seus receios, desconstruí-los e explicar de forma clara tudo o que deve esperar desta nova fase, principalmente se for numa mudança de escola ou ciclo, é essencial para a gestão de expectativas e consequente adaptação.  Uma boa dica para isso pode ser, por exemplo, implementar a rotina das 'três bênçãos': todos os dias, antes de dormir, peça ao seu filho que diga três coisas boas do seu dia. Além de realçar esses momentos fazendo com que fiquem gravados na memória, está a criar um mote de conversa e a conhecer melhor o seu filho."

Leia Também: O seu mal é sono! Sabe porque é tão importante dormir? Olhe que não

Faça uma gestão adequada das expetativas

"Associar a escola a algo positivo através de premissas como: 'Vais conhecer novos amigos', 'vais poder aprender' e descomplicar primeiras impressões explicando que as amizades são um longo caminho que se vai percorrendo, ajudam na forma como as crianças irão encarar os primeiros dias de escola. Caso seja uma nova escola, fazer uma visita prévia onde a criança conhece o recreio, as salas e os novos professores pode ser uma mais-valia. O desconhecido é um lugar de incertezas que podem aumentar os níveis de ansiedade."

Prepare a rotina

"Nas férias o cumprimento de horários pode ser menos valorizado, tanto para os adultos como para as crianças. Umas semanas antes do início das aulas, volte a entrar na rotina, principalmente no que toca às horas de dormir e das refeições, de modo a que, no primeiro dia de aulas esse já não seja um fator desestabilizador.  Além disso, definir horários para o que vai acontecer depois das aulas pode ser também uma forma da criança sentir um maior controlo e consciência do que se irá passar no seu dia."

Leia Também: Os miúdos recusam-se a ler? Siga estas seis dicas

Promova a autonomia

"Promover a autonomia através de uma tarefa tão simples e tão complicada ao mesmo tempo -  dar liberdade aos nossos filhos - é essencial para um crescimento saudável. Por exemplo, ao estarmos com a nossa roupa preferida, rodeados de coisas que gostamos, sentimo-nos mais seguros e mais empoderados, o que faz com que estejamos mais disponíveis para a socialização e para enfrentar um dia desafiante como é o primeiro dia de aulas. É certo que cabe aos pais zelarem pela saúde e bem-estar dos seus filhos adequando a roupa que utilizam à estação do ano. No entanto, podemos deixar algumas coisas dentro do seu controlo, colocando numa gaveta mais baixa uma panóplia de opções viáveis e deixar que seja a criança a escolher a sua toalete diária, 'sem julgamentos'. Uma T-shirt com o super herói preferido ou com a princesa do momento pode ser uma motivação extra!"

Personalize ao máximo

"Os materiais escolares são também uma excelente forma de deixar que as crianças demonstrem a sua personalidade. Permitir que as crianças escolham e personalizem  os materiais escolares pode tornar-se uma atividade familiar divertida, além de ajudar os mais novos a expressar os seus gostos."

Leia Também: Quatro dicas que vão ajudá-lo a lidar com um ambiente familiar tóxico

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório