Já ouviu falar de síndrome alimentar do pólen? Existe, sim e é exacerbado durante a época das alergias, causando sintomas como irritação e comichão na boca, lábios e garganta. Recentemente, a médica Sabah Salman, explicou ao jornal Mirror que se trata de "uma reação de hipersensibilidade a alimentos à base de plantas, como frutas, vegetais e frutos secos".
Isto acontece porque muitos alimentos deste género "têm uma estrutura de proteína muito semelhante, em forma, ao pólen" que se encontra em árvores, erva e causa alergias.
Leia Também: Ter cão ou gato está associado a menos alergias alimentares em crianças
Por isso, o sistema imunitário "nem sempre reconhece a diferença entre o pólen que respira de coisas, como árvores, e a estrutura do pólen nos alimentos à base de plantas que come". Algo que causa, muitas vezes, uma reação alérgica.
Mais especificamente, "os sintomas geralmente são leves e tendem a ocorrer dentro de 10 minutos após a ingestão do alimento". A lista de sintomas inclui "vermelhidão, comichão e leve inchaço dos lábios, língua, dentro da boca, orelhas e garganta"
Se isto lhe acontecer, o melhor é interromper a refeição e beber água, aconselha a médica. Também é uma ótima ideia tomar um anti-histamínico não sedativo. Procure um médico se os sintomas não melhorarem.
Leia Também: Lidar com a alergia ao pólen não é fácil. Anote estas dicas